CULTURA - PYHÄ LUCIA a santa protetora dos olhos
14/12/2021 01:57 em Últimas notícias

Por Rafaelle Bernacchi especial para Rádio e TV Penedo - Santa Lucia nasceu em Siracusa na Sicilia, Itália. É a Santa protetora dos olhos e das doenças do pescoço. Seu culto foi levado para os países nórdico e para a Finlândia no ano 1300, quando esses países ainda eram católicos. Atualmente, a tradição é adotada na Suécia e na parte sueca da Finlândia, o litoral da costa oeste..

Com o tempo a celebração de Santa Lucia no dia 13 de dezembro acabou se confundindo com as antigas festas pagãs de comemoração do início do inverno, um período quando os dias são muito curtos e as noites muito longas. No norte da Europa os dias começam a ficar mais curtos no dia 20 de junho e diminuem até 20 de dezembro, depois os dias começam novamente a ficar mais longos. Os antigos habitantes das terras nórdicas costumavam comemorar o início dos dias mais longos com festas e fogueiras simbolizando o Retorno da Luz.

.

Conforme a antiga tradição uma jovem é escolhida para representar a Santa Lucia recebendo uma coroa com luz, antigamente eram velas, atualmente existem coroas com lâmpadas e bateria, para eliminar o perigo das velas acesas.

 Santa Lucia desfila pela cidade vestida de branco com um cinto vermelho, levando uma vela acesa, acompanhada de crianças, também vestidas de branco e com velas que levam a luz para todas as casas.

.

No Brasil é conhecida como Santa Luzia, a padroeira dos oftalmologistas e daqueles que têm problemas de visão.

.

O nome Luzia significa (que dá a luz), por isso sua referência aos olhos e também é usada para nome de várias maternidades.

.

A sua festa é celebrada simbolicamente em 13 de dezembro, possivelmente 12 dias antes do Natal, para indicar ao cristão a necessidade de preparação espiritual e sua iluminação correspondente para essa importante data que se aproxima.

.

Em Penedo, por muitos anos, também era comemorada a data, com uma procissão que saia do Shopping Pequena Finlândia e seguia até o Hotel Pequena Suécia.

Por enquanto a comemoração está restrita ao @hotelpequenasuecia

.

#PYHALUCIA #SANTALUCIA #SANTALUZIA #finlandiasueca #finlandia #FINLÂNDIA #tradição #prénatal #luz #penedo #penedorj #itatiaia #itatiaiarj #coloniafinlandesa #coloniafinlandesarj

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!