A cidade de Paraty, no Sul fluminense, vai dar a largada no Circuito Sesc Jazz & Blues 2025. A primeira etapa do festival vai acontecer de 11 a 13 de abril no município, com apresentações de renomados artistas da cena nacional e internacional. Os shows acontecerão nos palcos Santa Rita e Matriz, no Centro Histórico da cidade. A entrada é gratuita.
Entre os destaques da programação, estão Dudu Lima & Victor Biglione, Josiel Konrad, Wil Bordieri Organ Trio, Flávio Guimarães Blues Band, Big Joe Manfra e Pedro Quental, Rodrigo Suricato Blues Rock Experience e Lorenzo Thompson (EUA), Tamara Tramell Peterson e Igor Prado (EUA), e JAMZ, além de DJ Breno e bandas locais.
O trombonista e cantor Josiel Konrad vai apresentar sua fusão de jazz e funk carioca. Já Rodrigo Suricato, conhecido por sua carreira solo e por integrar a banda Barão Vermelho, levará ao palco o show em que interpreta clássicos do blues e do rock. A banda JAMZ, finalista do programa SuperStar, da TV Globo, é outro destaque nacional ao misturar jazz, soul e pop.
Circuito Sesc Jazz & Blues passará por mais cinco cidades
Depois de Paraty, o circuito percorrerá Casimiro de Abreu (de 18 a 21 de abril), Búzios (de 1 a 4 de maio), Miguel Pereira (de 16 a 18 de maio), Ipiabas, em Barra do Piraí (30 e 31 de maio e 1º de junho) e Rio das Ostras (de 19 a 22 de junho). Cada cidade contará com palcos ao ar livre e espaços culturais locais, proporcionando experiências únicas para os espectadores.
Além do melhor da música, o evento vai fazer alertas a respeito de assédio sexual e violência contra a mulher. Trata-se de uma iniciativa do projeto Mulheres Plurais, pelo qual o Sesc RJ estende por todo o ano discussões sobre o universo feminino, com foco na garantia de direitos e equidade de gênero.
Banheiros químicos receberão adesivos com mensagens – em português, inglês e espanhol – de conscientização e números de emergência, como o 180 (Central de Atendimento à Mulher) e o 197 (Delegacia de Atendimento à Mulher), além de um QR Code. Apontando o celular para o adesivo, será possível obter informações sobre toda a rede de amparo disponível às vítimas, com mapas, conteúdos informativos e botões para ligação em um clique.
Cubos espalhados pelo evento e um vídeo a ser exibido no palco também vão abordar o assunto. Mais do que ajudar eventuais vítimas, a intenção é desencorajar possíveis agressores e conscientizar a população.
Realizado pela Azul Produções e com apresentação do Sesc RJ, o festival reafirma seu papel de destaque no cenário cultural brasileiro, celebrando a diversidade dos gêneros jazz e blues e oferecendo ao público uma experiência musical única, que mescla tradição e inovação. Saiba mais em circuitosescjazzeblues.com.br
Palco Matriz (a partir das 20h30)
DJ Breno; Dudu Lima & Victor Biglione; Josiel Konrad
Palco Santa Rita (a partir de 17h30)
Wil Bordieri Organ Trio; Flávio Guimarães Blues Band
Palco Matriz (a partir das 20h30)
Big Joe Manfra convida Pedro Quental; Rodrigo Suricato Blues Rock Experience; Lorenzo Thompson (USA)
Palco Santa Rita (a partir das 15h)
Palco Matriz (a partir das 21h15)
Banda local; Tamara Tramell Peterson & Igor Prado (USA)