Penedo - Queda de árvores gera blackout de quase 10 horas e caos na região
19/12/2020 00:57 em Últimas notícias

"Um caos !" Essa a frase mais ouvida e lida nas redes sociais durante a noite desta sexta-feira, em Penedo. Tudo por causa do temporal que caiu na região por volta das seis da tarde. A forte chuva fez com que algumas árvores caíssem, gerando transtornos sérios aos moradores.

Uma delas, na subida da Dona Chica - Fazendinha - tombou sobre um poste da rede elétrica Ceres, que atende praticamente todo o bairro de Penedo, gerando o blackout.

(àrvores que teriam causado a queda de energia/foto internet)

Moradores e turistas não se empolgaram para sair e, com isso, os comerciantes ficaram no prejuízo. O Shopping Pequena Finlândia, que tem 40 lojas, precisou fechar as portas mais cedo.

Em seu entorno, poucos restaurantes conseguiram sobreviver a escuridão. Alguns se arriscaram a atender a luz de velas.

(Restaurante recorre as velas para receber clientes)

O problema não parou por aí. As operadoras de internet também foram prejudicadas e isso fez com que as maquininhas de pagamento por cartão não se conectassem aos servidores, tornando o serviço ineficiente. Pra piorar , as baterias dos aparelhos descarregaram.

"Só estamos atendendo com pagamento em dinheiro. Quando o cliente chega ele é avisado. Se só tiver cartão, infelizmente não podemos atender." relata Julio César , garçon do restaurante Fritz, que só funcionou a luz de velas.

(Restaurante Fritz, dez e meia da noite)

Jessé Teixeira, que tem um quiosque de sorvetes e churros na Avenida das Mangueiras , esquina com a Rua das Velas, recorreu a um gerador barulhento para garantir os negócios da noite. Mesmo assim a energia gerada oscilou muito prejudicando o atendimento.

(Jessé Teixeira em seu quiosque de churros e sorvetes)

(O pequeno gerador usado por Jessé para garantir o funcionamento do quiosque)

Já os geradores de grande porte fizeram com que poucos restaurantes abrissem normalmente as portas, no entanto, o movimento do centrinho ficou abaixo do esperado.

(A iluminação de Natal, atração de Penedo este ano, ficou assim... Apagada)

O blackout em Penedo, segundo os moradores, se tornou uma triste rotina. Muitos entendem que a falta de manutenção e poda de árvores que ficam próximas aos postes de energia são os principais responsáveis pelo problema.

Um comerciante , que não quis se identificar, irritado, disse que tudo poderia ser evitado não fosse o "descaso e a falta de seriedade da prefeitura e da empresa responsável pelo fornecimento de energia, que não fazem ações preventivas para evitar situações caóticas como a de hoje."

A energia elétrica só foi reestabelecida as 03:38 da madrugada do sábado. 

 

 

COMENTÁRIOS