"Um caos !" Essa a frase mais ouvida e lida nas redes sociais durante a noite desta sexta-feira, em Penedo. Tudo por causa do temporal que caiu na região por volta das seis da tarde. A forte chuva fez com que algumas árvores caíssem, gerando transtornos sérios aos moradores.
Uma delas, na subida da Dona Chica - Fazendinha - tombou sobre um poste da rede elétrica Ceres, que atende praticamente todo o bairro de Penedo, gerando o blackout.
(àrvores que teriam causado a queda de energia/foto internet)
Moradores e turistas não se empolgaram para sair e, com isso, os comerciantes ficaram no prejuízo. O Shopping Pequena Finlândia, que tem 40 lojas, precisou fechar as portas mais cedo.
Em seu entorno, poucos restaurantes conseguiram sobreviver a escuridão. Alguns se arriscaram a atender a luz de velas.
(Restaurante recorre as velas para receber clientes)
O problema não parou por aí. As operadoras de internet também foram prejudicadas e isso fez com que as maquininhas de pagamento por cartão não se conectassem aos servidores, tornando o serviço ineficiente. Pra piorar , as baterias dos aparelhos descarregaram.
"Só estamos atendendo com pagamento em dinheiro. Quando o cliente chega ele é avisado. Se só tiver cartão, infelizmente não podemos atender." relata Julio César , garçon do restaurante Fritz, que só funcionou a luz de velas.
(Restaurante Fritz, dez e meia da noite)
Jessé Teixeira, que tem um quiosque de sorvetes e churros na Avenida das Mangueiras , esquina com a Rua das Velas, recorreu a um gerador barulhento para garantir os negócios da noite. Mesmo assim a energia gerada oscilou muito prejudicando o atendimento.
(Jessé Teixeira em seu quiosque de churros e sorvetes)
(O pequeno gerador usado por Jessé para garantir o funcionamento do quiosque)
Já os geradores de grande porte fizeram com que poucos restaurantes abrissem normalmente as portas, no entanto, o movimento do centrinho ficou abaixo do esperado.
(A iluminação de Natal, atração de Penedo este ano, ficou assim... Apagada)
O blackout em Penedo, segundo os moradores, se tornou uma triste rotina. Muitos entendem que a falta de manutenção e poda de árvores que ficam próximas aos postes de energia são os principais responsáveis pelo problema.
Um comerciante , que não quis se identificar, irritado, disse que tudo poderia ser evitado não fosse o "descaso e a falta de seriedade da prefeitura e da empresa responsável pelo fornecimento de energia, que não fazem ações preventivas para evitar situações caóticas como a de hoje."
A energia elétrica só foi reestabelecida as 03:38 da madrugada do sábado.