COLÔNIA FINLANDESA RJ - Frans Eemil Sillanpää
18/09/2021 19:05 em Últimas notícias

Conhecido escritor finlandês (Hämeenkyrö, 16/09/1888 – Helsinque, 03/06/1964)

 

Foi o único escritor finlandês laureado com o Prêmio Nobel de Literatura (1939), pelo seu profundo entendimento do seu país e seu povo e a maravilhosa forma artística como retratava sua vida e suas relações com a natureza.

 

 

.

Frans Eemil Sillanpää nasceu em uma família de agricultores em Hämeenkyrö. Embora seus pais fossem camponeses, conseguiram mandá-lo para a escola em Tampere.

Sillanpää sempre foi um bom aluno e com a ajuda de seu benfeitor Henrik Liljeroos ele entrou na Universidade de Helsinque em 1908 para estudar medicina. Entre seus conhecidos estão os pintores Eero Järnefelt e Pekka Halonen, o compositor Jean Sibelius e o autor Juhani Aho.

 

 

 

Em 1913, Sillanpää mudou-se de Helsinque para sua antiga aldeia natal e se dedicou a escrever.

Em 1914, escrevia artigos para o jornal Uusi Suometar.

 

 

 

 

Em 1916, casou-se com Sigrid Maria Salomäki, que havia conhecido em 1914.

Em 1919, escreveu o romance Hurskas kurjuus (Meek Heritage), onde descreveu as razões da Guerra Civil Finlandesa e, apesar de sua objetividade, foi controverso na época.

Em 1931, ganhou fama internacional por seu romance Nuorena nukkunut (traduzido para o inglês como The Maid Silja).

 

 

Em 1939, recebeu o Prêmio Nobel de Literatura. Doou a medalha de ouro para ser derretida para fundos para ajudar no esforço da Guerra de Inverno, entre Finlândia e União Soviética.

No mesmo ano, sua esposa Sigrid morreu de pneumonia, deixando oito filhos com Sillanpää. Algum tempo depois, ele casou-se com sua secretária Anna von Hertzen (1900-1983).

Em 1941, Sillanpää divorciou-se de sua esposa Anna. Seu alcoolismo e outras doenças necessitavam de tratamento hospitalar. Em 1943, ele voltou à vida pública como um velho barbudo ‘Vovô Sillanpää’. Suas aparições no rádio, especialmente sua tradição de falar na véspera de Natal de 1945 a 1963, tornaram-se muito populares.

 

 

 

Alguns de seus livros foram traduzidos para o português, como “Hurskas kurjuus” traduzido como Santa Miséria e “Nuorena nukkunut” traduzido como Silja.

 

 

 

 

Sillanpää foi e é tão importante, na Finlândia, que até ganhou Moeda e Selo em sua homenagem.

Teve até um Asteroide (asteróide 1446 Sillanpää), descoberto em 26 de janeiro de 1938 pelo renomado astrônomo e físico finlandês Yrjö Väisälä, batizado em sua homenagem.

 

 

 

 

#SILLANPÄÄ #poeta #literatura #escritor #Finlandês #finlandia #suomi #culturafinlandesa #penedo #penedorj #itatiaia #itatiaiarj #resende #resenderj #riosul #sulfluminense #riodejaneiro #rj #brasil #brazil #br #errejota #coloniafinlandesa #finlandeses #coloniafinlandesarj #tvpenedo

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!