RESENDE - Já está disponível o Edital para o Salão da Primavera
04/10/2021 23:33 em Últimas notícias

Museu de Arte Moderna - Foto: Carina Rocha

 

Já está disponível o edital da próxima edição do Salão da Primavera, promovido pelo Museu de Arte Moderna (MAM) de Resende. Os interessados já podem consultar os detalhes e iniciarem o processo de inscrição, que começou nesta sexta-feira, dia 1º de outubro. Em 2021, a exposição, que é uma das mais tradicionais e importantes da região sul fluminense, chega a sua 48ª edição. 

De acordo com o edital, podem se inscrever no Salão somente artistas da região das Agulhas Negras, compreendendo os municípios de Resende, Itatiaia, Quatis e Porto Real, no estado do Rio de Janeiro.  As inscrições presencialmente devem ser realizadas de terça a sexta-feira de 13h às 15h.  Já as inscrições online são realizadas por meio do e-mail: salaodaprimavera2021@gmail.com 

Os interessados em participar poderão inscrever até três obras inéditas nas seguintes categorias: pintura, desenho/Ilustração, gravura; escultura/objeto/instalação; fotografia; e Jovem Artista. O peso máximo é estipulado em 15kg e um metro de tamanho, contada a moldura. Já esculturas, objetos e instalações deverão ter altura máxima de 2m de largura e profundidade máxima de 1 metro e 25 kg de peso. A categoria Jovem Artista é exclusiva para jovens entre 12 e 18 anos, somente moradores de Resende, com autorização formal dos pais ou responsáveis.   

- É motivo de muita alegria podermos dar continuidade a uma das mais tradicionais e importantes exposições da região, que terá uma edição especial, voltada somente para artistas da região. Também buscamos valorizar a nova geração de artistas, como forma de incentivo, através da categoria “Jovem Artista”. O objetivo da exposição, de maneira geral, é incentivar produções artísticas, que serão destinadas ao acervo de museus, além de estimular a criação das artes visuais e promover o intercâmbio entre os artistas. Vamos continuar valorizando a cultura em nosso município e promovendo o encontro da população com as mais variadas formas de arte – frisou o presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, Thiago Zaidan. 

Ainda segundo o edital, todos os trabalhos inscritos passarão pela avaliação da comissão julgadora, que será formada por três integrantes de reconhecido saber no campo das artes plásticas. A comissão, que levará em consideração critérios como a qualidade técnica da obra; relevância estética e conceitual; originalidade; criatividade; e pesquisa, atuará tanto na seleção dos trabalhos inscritos, para definir quem participará efetivamente do Salão, como na escolha dos prêmios de aquisição e honoríficos. 

O edital e a ficha de inscrição do 48º Salão da Primavera podem ser acessados no site da Prefeitura (resende.rj.gov.br/), seguindo o seguinte percurso: Menu > Órgãos e Secretarias > Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda > Mais > 48º Salão da Primavera/Edital de Concurso n° 001/2021. O link que direciona diretamente para o edital é o  resende.rj.gov.br/conteudo/downloads/MINUTA-EDITAL-SALAO%20AGULHAS-NEGRAS-24.09.2021.pdf

Fonte: PMR

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!