HISTÓRIAS DA HELENA - 18 de dezembro é dia de Toivo, o Suni
18/11/2021 00:23 em Últimas notícias

Por Helena Hilden - Toivo Suni nasceu em 18 de novembro de 1895, em Jääski, Finlândia, filho mais velho de Anti e Eeva Suni, família tradicional de agricultores.  Era amigo e vizinho de Toivo Uuskallio, líder da Colônia Finlandesa de Penedo.

 

Faziam parte de um grupo de idealistas, vegetarianos e agricultores que queriam se mudar de um país de clima frio como a Finlândia para um país tropical e resolveram emigrar para o Brasil.

 

Toivo Uuskallio chegou aqui em 1927 e Toivo Suni em 1928. Os dois Toivos visitaram muitas fazendas procurando um lugar onde iniciar a Colônia Finlandesa e, em janeiro de 1929, compraram a Fazenda Penedo, que seria a nova terra de Toivo Suni até seu falecimento em 1o de novembro de 1963.

 

 

Toivo e Laura Suni com seus filhos Paavo e Eva, em Penedo em 1929.

 

Suni adorava sua terra adotiva e logo construiu sua casa que foi a primeira a ser construída por finlandeses em Penedo, ainda em 1929. A casa ainda existe e atualmente faz parte do Hotel Vivendas Penedo. Suni era agricultor por excelência, tinha “mão boa”, tudo que plantava crescia e florescia.

 

Casa Suni, a primeira construída pelos finlandeses em Penedo.

 

Tinha orgulho de ser um dos mais rápidos enxertadores de laranjeiras, o principal trabalho dos finlandeses de Penedo nos primeiros anos da Colônia. Um agricultor finlandês tinha muito que aprender no início da vida de emigrante, mas o trabalho deu resultados e em breve os campos em volta da casa estavam todos plantados e o jardim estava cheio de flores.

 

Para Suni a natureza e o meio ambiente bem cuidado eram sempre um motivo de alegria, satisfação e orgulho. Plantava milhares de árvores e sempre procurava mudas e sementes de espécies novas para trazer para Penedo.

 

Desde jovem Suni interessava-se pelo desenho e pintura. Pintar paisagens a óleo foi sempre o seu passatempo predileto. Ao longo dos anos, o passatempo foi se transformando em sua atividade principal e depois de 1950, a agricultura ficou de lado e Suni começou a se considerar um artista plástico.

 

Bananeira, Toivo Suni pintou muitas bananeiras, gostava do tema.

 

Era praticamente autodidata mas, no final da década de 1940 foi discípulo do famoso pintor tcheco Jan Zach, que residia em Penedo naquela época. O estilo de Suni variava, os primeiro trabalhos eram em estilo clássico figurativista, passando a moderno, cubista e abstrato. Nos últimos anos de sua vida voltou a pintar no estilo mais tradicional. Participou de várias exposições coletivas no Rio de Janeiro e teve exposições individuais em Resende, Rio de Janeiro e São Paulo.

 

As Montanhas de Itatiaia, mais uma obra de Toivo Suni

 

 

Exposição comemorativa dos 80 anos de Toivo Suni. Na foto,  Eva e Helena Hilden

 

Em 1977 foi montada uma exposição retrospectiva na sede atual do Clube Finlândia com 80 telas. Em comemoração aos 60 anos da Colônia Finlandesa de Penedo, o Museu de Arte Moderna de Resende organizou uma retrospectiva de Suni. Em 1995 Eva organizou uma exposição no seu Museu Eva Hilden, em comemoração dos 100 anos de nascimento de seu pai, Toivo Suni.

 

Exposição comemorativa dos 100 anos de Toivo Suni. Na foto Hilkka Vikman e Eva Hilden no Museu Eva Hilden.

 

Toivo Suni foi um personagem marcante, um pioneiro da Colônia Finlandesa de Penedo, agricultor, filósofo, idealista, ambientalista e ecologista.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!