CALOR - Temperaturas altas devem acontecer até sexta-feira (17)
15/11/2023 22:45 em Últimas notícias

Os brasileiros se preparam para o avanço da onda de calor que há de atingir até 1.413 municípios até a próxima sexta-feira, 17, conforme alerta vermelho emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

 

Além do calor escaldante, a previsão é de que a semana esteja marcada por fenômenos meteorológicos de natureza extrema.

 

Conforme a MetSul, algumas partes do país experimentarão tempestades potencialmente destrutivas que podem provocar transtornos, enquanto outras chegarão a temperaturas jamais vistas.

 

Na região Centro-Oeste e Sudeste, o calor extremo provavelmente impulsionará o surgimento de tempestades isoladas no final das tardes.

 

O alerta vigora em caráter de urgência para essas duas regiões, que poderão encarar chuvas intensas e vendavais, conforme o relatado pela MetSul.

 

Ainda segundo a MetSul, a onda de calor trará temperaturas jamais vistas em parte do país, com os termômetros passando de 45° C em várias cidades.

 

Essa realidade é prenunciada pela repetição das “bolhas de calor” vividas nos meses de setembro e outubro deste ano. O fenômeno, também conhecido como “cúpula de calor”, acontece sob uma área de alta pressão, que mantém o ar “aprisionado” dentro dela e estagnado sobre uma determinada região.

 

O calor no Rio de Janeiro bateu nesta terça-feira (14) um novo recorde. A sensação térmica chegou a 58,5°C. O registro foi às 9h15, no bairro de Guaratiba, na zona oeste da cidade. A temperatura, em plena manhã, já foi de 35,5°C, no mesmo bairro e horário.

Fonte: Itatiaia FM

COMENTÁRIOS