"Escravidão Indígena nos Sertões da Paraíba Nova", é o mais recente trabalho do escritor, ilustrador e historiador Ângelo de Paula, publicado pela Pontes Editores em 2024.
Esta obra é fruto da pesquisa de mestrado em História que Ângelo desenvolveu na UFRRJ, onde investigou as complexas relações entre os povos originários, especialmente os Puris, e os colonizadores, com um foco especial nas questões de escravidão e trabalho compulsório na região da Paraíba Nova, entre os séculos XVIII e XIX.
Através de uma narrativa envolvente, Ângelo traz à luz a história muitas vezes esquecida e silenciada dos indígenas que viveram nesse período, oferecendo uma nova perspectiva sobre a formação da sociedade brasileira. Seu trabalho é essencial para compreender as dinâmicas sociais e econômicas da época, destacando a resistência e a luta dos povos originários.
Graduado em Licenciatura em História pela UNIRIO e especialista em Museografia e Patrimônio pela Rede Clarentiano/SP, Ângelo também coordena o Arquivo Histórico Municipal de Resende, onde continua a preservar e promover a memória histórica da região.
Serviço:
O lançamento ocorrerá no dia 29 de setembro, às 12h30, durante a XIV FLIMIVA - Feira do Livro de Visconde de Mauá, na aldeia dos imigrantes. Não perca a oportunidade de conhecer essa obra significativa, que contribui para o resgate da história indígena no Brasil.
Créditos:
Ângelo de Paula
Escritor, ilustrador e historiador
Graduado em Licenciatura em História pela UNIRIO
Especialista em Museografia e Patrimônio pela Rede Clarentiano/SP
Mestre em História pela UFRRJ
Coordenador do Arquivo Histórico Municipal de Resende