Na noite desta quarta-feira (8), o restaurante Babel, em Visconde de Mauá, foi palco do coquetel de abertura da 23ª edição da Temporada da Truta, evento que celebra o símbolo gastronômico das montanhas das Agulhas Negras. O encontro reuniu chefs, empresários, representantes do trade turístico e autoridades da região para marcar oficialmente o início da temporada, que acontece de 10 de outubro a 9 de novembro.
O coquetel teve como objetivo promover a integração entre os participantes e apresentar oficialmente as ações que irão movimentar o circuito gastronômico ao longo das próximas semanas. Durante o evento, foram destacados o papel da truta arco-íris como patrimônio regional e a importância da união entre os municípios de Itatiaia, Resende e Bocaina de Minas na consolidação da Temporada como um dos principais eventos turísticos e culturais da Serra da Mantiqueira.
Também estiveram presentes os prefeitos de Itatiaia e Resende, que destacaram a relevância da iniciativa para o fortalecimento do turismo regional e o incentivo à gastronomia de montanha.
“Nem todo lugar tem a honra de ter um evento como esse pela 23ª temporada. É muita gente envolvida, muitos estabelecimentos, muitos chefes extremanete competentes e isso gera um impacto enorme na gastronomia da região.”
— disse Tande Vieira, prefeito de Resende.
A Temporada da Truta 2025 contará com 36 restaurantes das vilas de Visconde de Mauá, Maringá-Rio, Maringá-Minas, Maromba, Penedo e Resende, que irão oferecer receitas exclusivas com a truta arco-íris — peixe símbolo das montanhas da Serra da Mantiqueira. O evento une tradição, sustentabilidade e inovação, valorizando produtores locais, chefs e toda a cadeia turística da região.
Para o prefeito de Itatiaia, Kaio Márcio “a 23ª Temporada da Truta enriquece cada vez mais a gastronomia da região no estado do Rio de janeiro, gastronomia que é nossa grande riqueza cultural e natural. Temos que investir cada vez mais nisso.”
Reconhecida pela pureza de suas águas frias e cristalinas, a região de Mauá é considerada um dos principais polos de criação de truta no Brasil. Introduzida por volta da década de 1950, a espécie encontrou nas montanhas do Parque Nacional do Itatiaia o habitat ideal, tornando-se um marco da cultura e da economia local.
“Eu acho interessante e maravilhosa a temporada que começa este ano. A gente conseguiu reunir destinos muito próximos de Mauá – Penedo e Resende – e acho que isso é apenas o começo de uma grande união entre estes parceiros”
— afirmou o Presidente da MauaTur – Osvaldo Caniato.
A Temporada da Truta 2025 conta com apoio institucional das Secretarias de Turismo de Itatiaia, Resende e Bocaina de Minas, além de parceiros como Ridolphi Confecção, FC&VB-RJ, Hidden Disabilities Sunflower e SEBRAE-RJ.
A realização é da Região de Visconde de Mauá Convention & Visitors Bureau (MAUATUR).
Serviço
Temporada da Truta de Visconde de Mauá 2025
Local: Vilas de Visconde de Mauá, Maringá-Rio, Maringá-Minas, Maromba, Penedo e Resende
Período: 10 de outubro a 9 de novembro de 2025
Mais informações: @temporadadatruta | www.visiteviscondedemaua.com.br
Apoio:
Ridolphi Confecção • FC&VB-RJ • Hidden Disabilities Sunflower • SEBRAE-RJ
Realização:
Região de Visconde de Mauá Convention & Visitors Bureau – MAUATUR