O Papai Noel é o grande herói das comemorações de fim de ano finlandesas. Como todos sabem, ele mora no norte da Finlândia e espalha a alegria do Natal pelo mundo inteiro.
Korvatunturi, a montanha conhecida como lar do Papai Noel, fica na região de Lapônia, Finlândia, a 1000 km da capital Helsinque. Ele mora com sua esposa e centenas de elfos. Do topo de Korvatunturi, eles podem ouvir os pedidos de Natal de crianças do mundo inteiro.
Para as crianças finlandesas, a contagem regressiva para o Natal começa durante o Advento, quando as ruas são decoradas. Crianças e adultos se divertem abrindo as janelas do Calendário do Advento, uma por dia, até a véspera de Natal. Normalmente, essas janelas revelam serenas imagens de Natal, e suas divisões às vezes escondem chocolates e outros pequenos presentes.
Durante o Advento e outras épocas do ano, o Papai Noel pode arranjar um tempinho para o público e espalhar a alegria do Natal em cidades dentro e fora da Finlândia. Muita gente faz perguntas sobre os elfos que o ajudam, e nos países de clima mais quente, também perguntam sobre as renas e a neve.
O brilho da neve e o frio
Neva muito na Lapônia de novembro até o fim da primavera, às vezes pode nevar até maio. O que o Papai Noel responde quando questionado sobre a neve? Ele descreve a neve e o frio da melhor maneira possível.
A neve é uma substância branca e escamosa, formada por cristais de gelo. Com ela, você pode fazer bonecos de neve, castelos de neve, bolas de neve e esculturas de neve. E quando os flocos de neve caem dos céus como em um sonho, você tem um lindo dia de inverno.
A temperatura pode chegar até -30ºC, então a neve estala sob os seus pés quando você anda sobre ela, e as juntas de casas grandes rangem. Porém, se comparada ao sul da Finlândia, a Lapônia não é tão fria. Surpreendente, não? O mar congelado do sul e a neve que cai no norte fazem com que a sensação térmica seja diferente.
A neve facilita a locomoção do Papai Noel com os presentes. Ele desliza suavemente pela neve em um trenó puxado por renas que fazem curvetas, com Rudolph na liderança.
Nossas amigas renas
A rena mais famosa do Papai Noel é Rudolph, com seu nariz vermelho, é claro. Mas o bom velhinho jamais chegaria a todos os lares do mundo com apenas uma rena, então Rudolph é uma entre várias renas.
Aumento de energia: Papai alimenta saborosa líquen para dois dos muitos rena que ajudar a transportar os presentes.Foto: Kacper Pempel/Lehtikuva
Todas as renas que puxam o trenó são machos, e pesam aproximadamente 100 kg cada. Elas são fortes o suficiente para puxar o Papai Noel e o trenó recheado de presentes por longas distâncias. Rudolph se destaca entre as outras renas porque seu nariz vermelho ilumina a escuridão das noites de Natal durante as quais o Papai Noel tem que viajar.
As renas nascem no fim da primavera, pesando aproximadamente 5 kg. Elas crescem muito rápido, e se alimentam de líquen. No outono, elas comem os deliciosos cogumelos que crescem nas montanhas finlandesas.
Os turistas que visitam a Lapônia podem curtir um passeio de trenó puxado por renas. Você vai ser divertir muito com as renas te levando para um passeio enquanto a neve cai.
Na companhia dos elfos
O Papai Noel tem uma vida tranquila em seu lar quando não está entregando presentes ou fazendo declarações públicas. Ele, a Mamãe Noel e os elfos comem muito salmão, mingau e frutinhas deliciosas.
A família Noel não é a única que foi beneficiada pela ajuda dos elfos todos esses anos. A tradição de se ter elfos em casa data de mais ou menos 2000 anos atrás. O elfo doméstico tem sido o espírito guardião que protege os lares, em segredo ou em silêncio.
Na Finlândia, esses elfos têm sempre protegido e ajudado toda a população. Eles aqueceram saunas, cuidaram das crianças, do gado e dos cavalos no estábulo. Eles foram os melhores amigos dos cães e gatos. Os elfos também são muito apegados aos seus antigos lares.
O povo adora os elfos e os alimenta como agradecimento pelos seus serviços. Em muitos lares, uma tigela mingau é deixada para eles na véspera de Natal e sempre amanhece vazia. Mistério…
(FONTE: finland.fi )