A Secretaria Municipal de Saúde está dando continuidade a campanha educativa “Janeiro Roxo”, com atendimentos e consultas na Policlínica Municipal, no Centro. A campanha, voltada para a prevenção à hanseníase, doença infectocontagiosa que afeta a pele e os nervos do paciente, marca o Dia Nacional de Combate e Prevenção, lembrado no último domingo de janeiro.
De acordo com a coordenadora dos Programas Especiais de Saúde, Graziele Freitas, o trabalho vem garantindo a continuidade do tratamento aos pacientes do município que precisam de cuidados especiais.
- Em Itatiaia, o paciente que apresentar algum sintoma pode procurar atendimento médico do SUS na Unidade de Saúde mais próxima de sua casa ou se preferir poderá procurar diretamente o programa para consulta ou a avaliação. O atendimento acontece todas as terças e quintas-feiras, das 08h às 17 horas, na Policlínica Municipal - disse.
O acompanhamento dos pacientes cadastrados no programa é realizado pela equipe responsável, formada por um médico e uma enfermeira.
- Durante as consultas individuais são avaliadas as condições gerais dos pacientes e repassadas todas as orientações necessárias e também a medicação do tratamento a seguir. Vale lembrar que os principais sintomas são o surgimento de caroços ou manchas brancas ou avermelhadas na pele, sensação de fisgadas ou dormência e a perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato – explicou Graziele.
A coordenadora lembra ainda que não há forma de prevenção contra a doença e que a enfermidade é transmitida, de uma pessoa para outra, quando o doente elimina o agente causador, principalmente, por meio das vias aéreas superiores.
- Atualmente o município conta com dois pacientes em tratamento. O diagnóstico precoce ajuda no tratamento, que é feito por meio de medicamentos orais, a Poliquimioterapia, com doses mensais supervisionadas na unidade de saúde e as demais doses administradas pelo paciente em sua moradia - finalizou.
O Programa Especial de Saúde atende pacientes com patologias como Tuberculose, Hanseníase, HIV/AIDS e Hepatites Virais. O atendimento é realizado na Policlínica Municipal, na Avenida dos Expedicionários, nº175 - Centro.
Fonte: PMI