JAIR ALEXANDRE - Saiba quem foi o ex-prefeito que morreu vítima da Covid-19
Últimas notícias
Publicado em 11/02/2021

Jair Alexandre Gonçalves, filho de Joaquim Alexandre e Oreci Gonçalves Alexandre, era casado com Dulcimar Mantovani Alexandre. Teve cinco filhos: Máximo, Vitor, Roxane, Leonardo e Luana.

Nascido em 15/12/43, em Mimoso do Sul, Espírito Santo. Veio para Itatiaia em 1973 após ser convidado para trabalhar na Xerox do Brasil, em Resende.

Fez curso técnico de mecânica. Filho mais velho, de dez irmãos, começou a trabalhar muito cedo para ajudar aos pais na criação da família na zona rural. Veio para o Rio de janeiro aos 18 anos servir o Exército.

Trabalhou durante 6 anos na Vulcan, depois na Remington Rand, durante 4 anos como Inspetor de qualidade quando, então, recebeu o convite para trabalhar na Xerox. Lá ficou por 26 anos como Técnico Especialista, na Engenharia de Projetos.

Desde que chegou em Itatiaia começou a ver os problemas sociais do Município e, desta forma, decidiu se envolver na política. Foi um dos emancipacionistas de Itatiaia e muito lutou, junto com seus moradores, para esta conquista.

Eleito vereador mais votado para a primeira legislatura de Itatiaia em 1989, pelo PMDB, ganhou o cargo de presidente da Câmara. Uma das suas principais realizações foi a instalação do município: Deu posse ao primeiro Prefeito, produziu as primeiras leis, criou o quadro de pessoal, Código Tributário, Lei Orgânica, Regimento Interno, entre outros.

Se candidatou a prefeito de Itaiaia em 1992 e foi eleito para o quadriênio 1993/1996.

Exerceu seu segundo mandato como prefeito de 2005 a 2008.

Tinha orgulho das realizações nos seus 2 mandatos, como:

• Construção de 5 escolas

• Construção do Hospital

• Construção de postos de saúde

• Construção dos Galpões das associações de moradores

• Urbanização dos bairros

• Construção de 4 creches

• Adquiriu a posse do antigo leito da ferrovia (Vila Esperança e Vila Niterói) e urbanizou para maior qualidade de vida de mais de 1000 moradores

Foi Secretário de Planejamento no mandato do prefeito Eduardo Guedes da Silva de 17/07/2019 A 01/08/2020.

O ex-prefeito de Itatiaia foi internado, no Hospital Municipal de Itatiaia, no último domingo de janeiro (31/01/2021) com sintomas de pneumonia, decorrente do novo coronavírus. Seu estado de saúde piorou e ele foi transferido para o Hospital Regional Dra. Zilda Arms, em Volta Redonda, onde faleceu.

Comentários