O Parque Nacional de Itatiaia (PNI) está disponibilizando , gratuitamente ao público, dois mapas digitais, um da parte baixa e outro da parte alta do parque.
Os mapas digitais são georreferenciados e segundo o PNI, o objetivo é . seguir as diretrizes institucionais, melhorando a experiência dos visitantes e ampliando o turismo nos parques nacionais.
Os mapas podem ser utilizados em softwares de visualização de “pdf”, impressos ou em aplicativos de celular para navegação, como o Avenza. Nestes últimos, o usuário pode andar pelo parque e o aplicativo mostra sobre o mapa por onde a pessoa está se locomovendo.
Essa inciativa faz parte do Programa Trilha para Todos do PNI. Além de melhorar a divulgação dos atrativos e trilhas para caminhantes e ciclistas do primeiro parque nacional do Brasil, os mapas tem importante papel na segurança dos visitantes, orientando-os apenas para as trilhas permitidas e diminuindo o risco de se perderem.
No entanto é importante ressaltar que os mapas são apenas uma ferramenta adicional, não substituindo de forma alguma o serviço de condutores de visitantes ou guias, nem dispensando os cuidados necessários para o lazer em áreas naturais.
O download dos mapas pode ser feito através do link -> https://www.icmbio.gov.br/parnaitatiaia/mapas-do-pni.html
Fonte: PNI