PENEDO - Saiba quem foi Liisa Uuskallio a eterna "primeira dama" de Penedo
Últimas notícias
Publicado em 16/02/2021


Sempre falamos de Toivo Uuskallio mas, com certeza, foi Liisa que protagonizou a criação e o crescimento de Penedo.

Margareta Elizabeth Uuskallio, carinhosamente conhecida como Liisa, nasceu no Norte da Finlândia, em 04 de fevereiro de 1901. Ainda menina mudou-se para o extremo sul do país, e lá se criou, junto ao mar.

Casou-se com Toivo Uuskallio e mudou-se para a Fazenda-Escola mantida pela Família Uuskallio, integrando-se ao trabalho coletivo e afeiçoando-se muito aos seus sogros.

Dotada de voz muito bonita, estudou canto e participou de corais, sentiu-se muito a vontade na grande família Uuskallio, toda muito musical. Quando Toivo teve a idéia de mudar para o Brasil, ela teria preferido ficar na terra Natal, junto aos seus familiares e amigos.

Mas chegou o dia da viagem para o desconhecido, Liisa partiu munida com as melhores qualidades: coragem, fé em Deus, muita disposição para trabalhar e amor ao próximo. Estas qualidades foram postas à prova: trabalhou até a exaustão, cuidando da cozinha, dos doentes da colônia, da família e, mais tarde, dos primeiros hóspedes de Penedo.

Aproveitou as frutas tropicais para fazer geleias e molhos, muito apreciados pelos turistas e ninguém fazia tantos tipos diferentes de pães. Cuidou de sua pequena pensão até os setenta anos, ajudando também na educação dos filhos. Liisa e Toivo tiveram uma filha, Taimi e um filho, Aimo.

Liisa Faleceu em 14 de junho de 1998, aos 97 anos, mas até pouco antes do seu falecimento cuidava do filho doente, cozinhava, costurava, cuidava das plantas no jardim e lia muito. Estava sempre atualizada sobre os acontecimentos do Brasil, da Finlândia e do Mundo.

Liisa nunca voltou para a Finlândia, nunca tirou férias, mas nem por isso foi uma pessoa amarga, estava sempre sorridente, cantando. Uma grande personalidade, altiva e humana, dotada de fino senso de humor, tornou-se uma pessoa muito querida por todos em Penedo.

Viva Liisa!!!

Fonte: @coloniafinlandesarj 

Comentários