A implantação do primeiro Centro de Tratamento da Covid-19, montado pela Prefeitura para atender pacientes com suspeitas ou infectados pelo novo coronavírus está na reta final. A Unidade, de 200m² foi erguida no Hospital Municipal Dr. Manoel Martins de Barros, no Jardim Itatiaia e a previsão é que seja finalizada nesta sexta-feira, dia 26.
De acordo com Secretaria Municipal de Saúde, no momento os profissionais que atuam na implantação do Centro estão trabalhando na ligação da rede de distribuição gás e do ar condicionado. O início do funcionamento da unidade está previsto para acontecer na próxima segunda-feira, dia 1º de março.
Dos 15 leitos que serão abertos, 10 são de baixa complexidade ( enfermarias) e 5 leitos ,com respiradores, serão disponibilizados para estabilização de pacientes de alta complexibilidade (sala vermelha). O objetivo da unidade é fazer o primeiro atendimento e a triagem dos pacientes com síndromes respiratórias, e receber aqueles com sintomas da Covid-19.
O primeiro Centro de Tratamento Covid-19, foi erguido em estrutura modular. O espaço conta com piso vinílico, que confere ao espaço um aspecto de limpeza e também terá mobiliário, entre outros equipamentos adequados ao atendimento de forma a oferecer mais comodidade para pacientes e profissionais de saúde.
No Centro, os pacientes serão atendidos por uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, entre outros profissionais.
Com o início do funcionamento da Unidade, a Tenda de Síndromes Respiratórias, onde atualmente são realizados os atendimentos, será retirada permitindo assim a continuidade das obras no Hospital Municipal, como na lateral da maternidade, que estavam paralisadas.