Após um mês e 10 dias de campanha de vacinação contra a Covid-19, em Itatiaia, o município vacinou 997 moradores, cobrindo 3,11% da população total. Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, já foram imunizados 391 profissionais de saúde, 586 idosos acima de 80 anos e 20 pessoas com deficiência institucionalizadas.
A segunda dose da vacina vem sendo aplicada no grupo prioritário e de acordo com levantamento do setor de Imunização, 426 pessoas já receberam o reforço.
Nesta quarta-feira (4), Itatiaia avança para mais uma etapa da vacinação, começando a imunizar moradores com idade entre 79 e 75 anos. A expectativa é imunizar um público de 513 pessoas nesta faixa etária.
Esses serão vacinados entre os dias 4 e 19 de março, na Policlínica Municipal, no Centro, das 9h às 16h30. A Secretaria de Saúde pede que os idosos tragam o CPF, o cartão do SUS, um comprovante de residência e a carteirinha de vacinação, se possuir. Para a ação, o Setor de Imunização, montou um calendário, com o objetivo de evitar aglomerações no local da campanha.
A coordenadora do Setor de Imunização, Andrea Millen Penedo, reforça que o cumprimento do cronograma, assim como as novas fases da campanha dependem do envio das doses pelo Ministério da Saúde.
Confira o cronograma (79 a 75 anos):
Dias 4 e 5 de março: 79 anos
Dias 8 e 9 de março: 78 anos
Dias 10 e 11 de março: 77 anos
Dia 12 de março: 79, 78 e 77 anos
Dias 15 e 16 de março: 76 anos
Dias 17 e 18 de março: 75 anos
Dia 19 de março: 76 e 75 anos
Para receber a vacina
Os moradores dentro desta faixa etária que tenham dificuldade de locomoção poderão ser vacinados em veículos, no sistema “drive thru” na frente da unidade de saúde. Os participantes do programa “Melhor em Casa”, desta faixa etária, de acompanhamento domiciliar, serão vacinados em suas residências.
Os idosos acamados, que ainda não participam do programa “Melhor em Casa”, deverão entrar em contato com o posto de saúde de seu bairro para agendar a vacinação domiciliar. Caso o idoso maior de 80 anos esteja sob prescrição de medicamentos controlados ou fazendo quimioterapia, precisará de avaliação de seu médico para ser vacinado.
Se o idoso já contraiu a COVID-19, precisa se apresentar 30 dias após o diagnóstico da doença. Caso, no momento da vacinação, o munícipe apresente febre ou estados gripais, não será vacinado nessa oportunidade.
Fonte: PMI