Por Rafaelle Bernacchi - @coloniafinlandesarj
São Urho é um santo fictício da Finlândia , criado e elaborado por fino-americanos no norte de Minnesota na década de 1950, para celebrar sua herança e estender as comemorações do Dia de St. Patrick (irlandês).
Seu dia de celebração foi definido para 16 de março, um dia antes da festa de St. Patrick, que é celebrado pelos irlandeses-americanos em 17 de março.
A lenda de St. Urho foi inventada por um fino-americano chamado Richard Mattson, que trabalhava na loja de departamentos Ketola na Virgínia, Minnesota, na primavera de 1956. Mattson contou mais tarde que inventou Santo Urho quando foi questionado pelo colega de trabalho Gene McCavic sobre a falta de um santo pelos finlandeses como o irlandês St. Patrick, cuja façanha de expulsar as cobras da Irlanda é lembrada e comemorada no dia 17.
De acordo com a história, escrita por Gene McCavic e Richard Mattson, St. Urho deveria ter expulsado gafanhotos da Finlândia pelo poder de sua voz alta, salvando assim as safras de uva finlandesas.
A seleção do nome Urho como o nome do santo foi provavelmente influenciada pela ascensão de Urho Kekkonen à presidência da Finlândia em 1956.
Urho na língua finlandesa também tem o significado de herói ou simplesmente bravo .
A data foi estipulada para um dia antes do Dia de St. Patrick para que os finlandeses pudessem começar a beber cerveja verde um dia antes do irlandês .
A festa de São Urho deve ser celebrada com as cores Púrpura Real e Verde Nilo.
Existem fãs-clubes do St. Urho no Canadá, EUA e na Finlândia e o festival é celebrado em muitas comunidades com raízes finlandesas.
Na verdade, o importante é ter algum motivo pra comemorar...
Vocês estão prontos pra beber a Cerveja Verde???