DA REDAÇÃO DA RÁDIO E TV PENEDO - Por decisão unâmine, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) adidou a eleição suplementar que aconteceria dia 11 de abril em Itatiaia. A pandemia da Covid-19 foi o argumento para a decisão dos membros do tribunal.
A sessão aconteceu de maneira remota, por plataforma de reunião virtual e contou com a presença de oito membro do TRE , seis deles com direito a voto.
A sugestão de entrada da pauta na ordem do dia para análise , veio do próprio presidente do TRE , Claudio Dell'Orto, que entende que houve um agravamento na crise epidemiológica, fator que seria imcompatível com a eleição suplementar.
Claudio Dell'Orto - Pres. TRE-RJ
- É uma situação extremamente delicada. Nós recebemos do sindicado dos servidores das Justiças Federais, que abrangem os servidores do TRE, um requerimento no sentido de que não haveria condições de manter o devido isolamento social diante do agravamento da pandemia para a realização dessas eleições suplementares. Recebemos também comunicação do município de Itatiaia, no sentido de que realmente a situação no município, não recomendaria a realização das eleições na data que nós designamos e também da Juíza de Santa Maria Madalena, informando, inclusive vários casos de Covid-19 do município, inclusive de servidores – disse o presidente, na plenária.
Cláudio Dell’Orto acrescentou ainda que consultou a Secretaria de Estado de Saúde, que informou uma situação de gravidade, “tanto que o estado iniciará amanhã um fechamento de atividades”, o que também dificultaria a realização da inseminação e distribuição das urnas.
- Temos sob nossa responsabilidade a realização de um grande movimento de pessoas, com risco evidente, porque por mais que se tome precauções, existe a circulação do vírus – afirmou Dell'Orto.
A reunião definiu apenas o adiamento das eleições suplementares , no entanto, não definiu a data para o novo pleito. Até lá a administração de Itatiaia seguirá com o prefeito interino Imberê Moreira.
"O TRE tomou uma medida acertada, porque neste momento a prioridade tem que ser salvar vidas. Para isso, é preciso evitar ao máximo as aglomerações, como ocorrem em período eleitoral." disse Imberê a Rádio TV Penedo."