A chance de acertar as seis dezenas da Mega da Virada é de uma em mais de 50 milhões para quem realiza um jogo simples. Mas, se o acerto é raro, mais raro ainda é quando o jogador que vence a aposta não busca o prêmio milionário. E isso aconteceu neste ano.
Duas pessoas acertaram os números da Mega da Virada 2020, mas apenas um dos ganhadores buscou o valor de mais de R$ 162,6 milhões até o último dia de março. O outro não apareceu dentro do prazo de três meses estipulado para recolhimento da quantia, e o dinheiro foi destinado ao Fundo de Financiamento do Ensino Superior (Fies), do Ministério da Educação.
O mistério sobre o ganhador desaparecido ainda não foi solucionado. A Caixa Econômica Federal informou que a pessoa que acertou as dezenas realizou o jogo através de meio eletrônico, e que os dados pessoais são invioláveis e não são registrados nos sistemas, “para proteção do próprio apostador”.
O banco também detalhou que somente o ganhador pode solicitar o recebimento de prêmios de loterias, o que deve ser feito em até 90 dias. Caso isso não ocorra, “a Lei 13.756/2018 estabelece que todo prêmio não reclamado no prazo seja repassado ao Fies”, como diz a Caixa, em nota.
Debate
O caso gerou comentários em diferentes partes do país. Moradora de Anápolis (GO), Lorraine Caroline Rodrigues, avalia que o dinheiro poderia ser utilizado para a saúde neste ano de pandemia. “Acho que o valor deveria ser passado para instituições de saúde, compras de vacinas, para atender hospitais, qualquer coisa neste sentido”, opina.
Leonardo Falcão, gestor de TI, também pontua o momento atual. Para ele, é difícil não pensar que o pior tenha acontecido com o ganhador, neste ano de recorde de mortes em decorrência da Covid-19. “A gente espera que essa pessoa esteja bem. Ao mesmo tempo ficamos tristes, porque esse dinheiro poderia vir para nós. Eu mesmo joguei bastante na Mega da Virada. Mas ficamos felizes por estar sendo empregado em um bom motivo. Vai para a educação e a gente acaba sendo beneficiado também”, diz.
Willian Danton, estudante, também pensa assim. “É um investimento para o próprio governo, já que a pessoa beneficiada pelo Fies vai ajudar a sociedade mais à frente, quando se formar e se tornar um profissional de qualidade. É um investimento social muito frutífero a longo prazo.”
A especialista em direito do consumidor Amanda Caroline, no entanto, avalia que o banco deve procurar o apostador vencedor. “A Caixa deve ter a postura de localizar o consumidor, uma vez que uma atitude diversa dessa viola os preceitos de defesa e proteção que o consumidor tem na nossa lei vigente. Ela não pode simplesmente esperar o transcurso do prazo acontecer sem que o ganhador procure a agência”, opina.
A Mega da Virada de 2020 sorteou os números 17 - 20 - 22 - 35 - 41 e 42. Um morador de Aracaju, em Sergipe, também acertou as dezenas, mas já buscou o prêmio de R$ 162,6 milhões.