FINLÂNDIA - Exibição em Helsinque destaca a renovação contínua de uma antiga forma de arte Finlandesa
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Publicado em 10/04/2021

A ryijy é uma tapeçaria de parede finlandesa, tradicionalmente feita de lã, às vezes também usada como colcha. Desde meados do século 20, o estilo ryijy viu um renascimento na arte, moda e design de interiores. Sua popularidade continua crescendo entre os jovens artistas.

A exposição Woven Beauty no Kunsthalle Helsinki (até 23 de maio de 2021) apresenta 130 obras de arte ryijy finlandesas magnificamente projetadas, a mais antiga feita em 1707. Se a exposição estiver fora de alcance por razões geográficas ou restrições relacionadas ao coronavírus, ou se você está lendo isto depois do fato, nosso artigo e suas fotos te darão uma visão sobre uma forma de arte milenar finlandesa que está em constante renovação.

História e modernidade

Ryijy com uma única árvore remonta a cerca de 1800. Foto: Kunsthalle Helsinki

A seleção do Kunsthalle Helsinki baseia-se na coleção de Tuomas Sopanen, que possui cerca de 600 tapeçarias ryijy, constituindo sua maior coleção particular de ryijy na Finlândia. Sopanen e os curadores Juha-Heikki Tihinen e Eeva Holkeri uniram sua experiência pessoal para montar a exposição, que mostra peças históricas e contemporâneas, bem como uma rica variedade de técnicas e materiais.

Muitos dos trabalhos e designs são de proeminentes artistas têxteis finlandeses, incluindo Uhra-Beata Simberg-Ehrström, Irma Kukkasjärvi e Armi Ratia. Ratia acabou fundando a Marimekko, empresa de design têxtil de sucesso internacional. Há até um ryijy de Akseli Gallen-Kallela, conhecido como um dos pintores mais famosos da Finlândia.

Com suas cores e tecidos desbotados, algumas das obras de ryijy mais antigas trazem um toque de história à exposição. Isso é “parte de seu charme”, diz Tihinen. Holkeri acrescenta: “Estou muito fascinado e impressionado com o virtuosismo técnico dos ryijys mais antigos”.

Arte original

Embora ligado às técnicas chamadas rya suecas e norueguesas, o ryijy ocupa um lugar de destaque na arte finlandesa e na história têxtil. As primeiras tapeçarias ryijy finlandesas foram usadas pelos vikings no século IX. A espessa camada de lã aquecia e a água não o danificava, tornando o ryijy uma cobertura ideal para barcos. Nos séculos seguintes, o ryijy foi usado como colcha de cama e até mesmo como manta de trenó. Uma noiva ou um de seus parentes costumava criar um ryijy nupcial para comemorar o casamento.

Desde o século 19, artistas e cientistas estudam as origens da arte e da estética examinando tecidos e outras formas de arte alternativas, incluindo ryijy. Ele ocupa um lugar significativo na história da arte finlandesa, conectado a correntes artísticas internacionais e também a tradições consagradas pelo tempo. Na era do pós-guerra, movimentos contemporâneos como o modernismo finlandês e a abstração encontraram seu caminho para o mundo ryijy. Durante este período, as tapeçarias ryijy também se tornaram amplamente consideradas como um objeto de arte adequado para ser exibido nas casas das pessoas.

Muitas peças da exposição incluem símbolos como uma rosa, uma árvore da vida ou uma ampulheta. Esses símbolos podem revelar a origem do ryijy, bem como sua finalidade. Por exemplo, o motivo da árvore da vida do centro da Finlândia inclui galhos e frutas, e acreditava-se que trazia boa sorte para a família que o recebia de presente.

Tihinen compartilha uma de suas obras preferidas da coleção, Oras de Simberg-Ehrström (1972). A obra apresenta as iniciais do próprio artista, indicando que se trata de uma primeira edição. Simberg-Ehrström brincou com a cor, criando a impressão de que o centro do ryijy está se iluminando. “Esta é uma das melhores coisas que já foram feitas” na arte ryijy, diz Tihinen. (A obra Oras está incluída no vídeo acima.)

Novas direções

Every Season’s Ry or Ru (2016), de Jonna Karanka, incorpora penas e contas, mostrando como os artistas modernos continuam a desenvolver o meio ryijy. Foto: ThisisFINLAND

A exposição também apresenta peças experimentais modernas e atraentes, incluindo Every Season’s Ry or Ru de Jonna Karanka e Rosanvärinen ryijy de Tenka Issakainen. Karanka e Issakainen são proeminentes artistas contemporâneas de ryijy. Seus trabalhos podem combinar tecidos coloridos com objetos decorativos, incluindo penas, uma alça de sutiã, uma guitarra de brinquedo, miçangas, enfeites ou flores.

Muitas das peças mais recentes podem ser consideradas parte de uma nova onda de arte ryijy pós-moderna. Este gênero emergente é caracterizado pela experimentação com formas e materiais, desafiando o conceito básico do que é um ryijy. No entanto, os artistas contemporâneos continuam a refletir sobre os elementos tradicionais da forma de arte. Eles “brincam com a tradição e os limites da tradição ryijy de várias maneiras”, diz Tihinen.

O ryijy está encontrando seu lugar em vários espaços culturais e artísticos. “É interessante ver que o artesanato e a confecção de artesanato são valorizados”, diz Holkeri. “Tecer ryijys pode ser visto como um contrapeso ao ritmo acelerado de vida.”

As tradições e a arte do ryijy finlandês continuarão a inspirar os entusiastas da arte e jovens artistas emergentes. Enquanto caminhava pela galeria, ouvi um frequentador do museu dizer a outro, enquanto admirava as obras de arte: “Talvez você deva desenterrar aquele ryijy que tem em casa”.

 

 

 Fonte: Finland.fi

 

 

 

 
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