Jonna (Roosa Söderholm, à esquerda) encanta-se por Piki (Maria Ylipää) em Baby Jane, filme baseado no romance de Sofi Oksanen e dirigido por Katja Gauriloff.
Uma comédia romântica pouco convencional passada na Lapônia Finlandesa, uma ficção policial estilo noir nórdico, que ocorre na cidade de Lappeenranta, no sudeste do país, um drama suburbano ambientado nos arredores de Helsinque: cineastas contemporâneos finlandeses contam histórias que transcendem idioma, gênero ou geografia.
Trabalhos recentes exploram a autenticidade dos sentimentos de instabilidade, incerteza e isolamento que os jovens enfrentam hoje. Os filmes e séries de TV abaixo foram aclamados na Finlândia e no exterior. Embora os assuntos e abordagens possam variar, cada um conta uma história distintamente finlandesa, mas universalmente poderosa, sobre o estado do mundo.
[Os trailers e links abaixo estão em inglês.]
Baby Jane
Katja Gauriloff, 2019
Baby Jane é uma adaptação artística do romance de mesmo nome de Sofi Oksanen. Oksanen é a autora viva mais vendida da Finlândia, conhecida internacionalmente pelo romance Expurgo (título finlandês: Puhdistus, 2008). O filme mostra a trágica história de amor de duas jovens mulheres, Piki (Maria Ylipää) e Jonna (Roosa Söderholm), que se conhecem em Helsinque. A paciência de Jonna é testada pela ex de Piki, Bossa (Nelly Kärkkäinen), que ainda é uma parte importante de sua vida. O filme explora a luta de Piki por sua saúde mental e o impacto sobre as pessoas mais próximas a ela, que é tão contundente quanto atraente.
Aurora
Dirigido por Miia Tervo, 2019
Nessa comédia romântica, Aurora (Mimosa Willamo), uma manicure que vive na Lapônia finlandesa, concorda em ajudar Darian (Amir Escandari), um refugiado iraniano em busca de asilo com sua filha. Recentemente mencionado pela revista Variety, o filme é repleto de humor e frases diretas, mas também conta histórias sobre o alcoolismo, a pobreza na região do Ártico e os preconceitos que os refugiados encontram diariamente de maneira bem honesta. Aurora aborda temas globais e lutas universais, visualizados através de uma perspectiva finlandesa.
Bordertown
Miikko Oikkonen, Jyri Kähönen e Juuso Syrjä (título original: Sorjonen), 2016–
Bordertown é talvez a série criminal mais conhecida da Finlândia e está no Netflix. Trata-se de uma série de televisão nórdica, estilo noir, Bordertown mostra o que acontece quando o inspetor detetive Kari Sorjonen (Ville Virtanen) consegue um emprego como chefe da Unidade de Crimes Graves em Lappeenranta, a 25 quilômetros da fronteira com a Rússia, e se muda para lá com sua família em busca de uma vida tranquila. Achamos que não é preciso dizer que haverá muito mais drama do que ele poderia esperar como consequência desta mudança.
Deadwind
Rike Jokela (original title: Karppi), 2018–
Renovada para uma segunda temporada, Deadwind conta a história de Sofia Karppi (Pihla Viitala), uma detetive de 40 anos que volta a trabalhar muito cedo depois de ficar viúva. A série de 12 episódios segue Pihla e seu colega Sakari Nurmi (Lauri Tilkanen) enquanto investigam um misterioso assassinato. A série recebeu elogios internacionais da Bustle e da The Verge, e tem muitos seguidores cult na Finlândia.
Stupid Young Heart
Selma Vilhunen (título original: Hölmö nuori sydän), 2018
Este é um drama emocionante sobre um casal de adolescentes que descobre que está esperando um bebê antes de se formar no ensino médio. Enquanto o público acompanha a história de amor não convencional de Kiira (Rosa Honkonen) e Lenni (Jere Ristseppä), a jornada os leva a considerar questões como gravidez na adolescência, estrutura de classes, sociedade multicultural e ideologias de extrema-direita. Stupid Young Heart estreou no Toronto International Film Festival em 2018 e recebeu o prestigioso prêmio Crystal Bear de Melhor Filme na Geração 14plus no Berlinale Film Festival de 2019.
Cold Courage
Agneta Fagerström-Olsson, estreia na primavera de 2020
Cold Courage ocorre em Helsinque, Dublin, Londres, Antuérpia e na região de Kainuu, no leste da Finlândia, e é baseado no livro best-seller do autor finlandês Pekka Hiltunen, com o mesmo nome.Foto: Luminoir
Cold Courage é um drama policial em inglês que deve estrear na plataforma de streaming nórdica Viaplay. A série acontece em Helsinque, Dublin, Londres, Antuérpia e na região leste finlandesa de Kainuu, e conta a história de duas jovens finlandesas, Lia (Sofia Pekkari) e Mari (Pihla Viitala), que moram em Londres e pertencem a Studio, uma agência secreta que busca desafiar o sistema legal e trazer justiça àqueles que a lei não pode ajudar. A série de oito partes é baseada no livro best-seller do autor finlandês Pekka Hiltunen com o mesmo nome (título original: Vilpittömästi sinun, 2013). O elenco internacional da série inclui os atores britânicos John Simm e Caroline Goodall.
Fonte: finland.fi