MEIO AMBIENTE - Os Saíras-Sete-Cores de Penedo
19/04/2021 13:31 em Últimas notícias

Foto: TV Penedo

 Vejam só quem apareceu na sede da TV Penedo, uma família de Saíras-sete-cores!

Os pequenos pássaros medem cerca de 13,5 centímetros de comprimento e pesam cerca de 18 gramas. O macho adulto apresenta plumagem complexa e brilhante.
Cabeça,nuca e queixo são de coloração turquesa. Uma banda larga verde-amarelo pálido atravessa a nuca e o manto superior, e estende-se em torno dos lados do pescoço para até a garganta.

Saíra-sete-cores descansando em árvore da nossa Sede - Foto: TV Penedo

Os ombros são negros e as coberteiras primárias azul violeta. O uropígio é amarelo-alaranjado e a parte superior da cauda azul-turquesa. A cauda é preta com bordas verde-claras na base, ficando azul turquesa distalmente. As penas de voo são pretas com bordas largas verdes pálidos. Nas partes inferiores, parte inferior da garganta e o peito superior são negros, a parte central do peito é azul-turquesa. O ventre é verde. O bico é preto e sua base apresenta plumagem preta.

Os olhos são escuros com uma região ao redor dos olhos com plumagem preta. Os tarsos e pés são pretos. A fêmea tem a plumagem bastante semelhante a plumagem do macho, mas ela apresenta a coloração menos intensa aparentando ter as cores mais apagadas. O imaturo é muito parecido com a fêmea, mas muito menos colorido do que os adultos. Falta ao imaturo a cor viva do uropígio do adulto.

Fonte: wikiaves

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!