FINLÂNDIA - Porvoo, pode se tornar cidade-irmã de Itatiaia
19/04/2021 18:03 em Últimas notícias

Porvoo, Finlândia - Foto: Tripadvisor

 

Uma reunião com Embaixador da Finlândia, nesta segunda-feira (19) discutiu um acordo de cooperação entre Itatiaia e a cidade finlandesa.

Com a finalidade de estabelecer um acordo de cooperação entre Itatiaia e uma das cidades da Finlândia com interesses e particularidades para o desenvolvimento do município, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Itatiaia, José Ricardo Marques participou na manhã de hoje, dia 19 de abril de  uma reunião por videoconferência com o Embaixador da Finlândia, João Johannes Leinonen e com a Assessora do Consulado no Rio de Janeiro,  Taru Juuurikm.
 
- Itatiaia poderá criar relações e mecanismos protocolares, especialmente econômicos e culturais através dos quais, cidades de áreas geográficas estabelecem laços de cooperação. Penedo foi colonizado por finlandeses,  portanto,  sendo no Brasil,  um eixo marcante e histórico das relação entre  Brasil e Finlândia -  explicou José Ricardo.
 
O Turismo, assim como a Mineração, a  Tecnologia,  a Biossegurança,  a Biotecnologia,  e em especial  a educação,  também  foram temas debatidos durante a videoconferência, que resultou na proposta de iniciar estudos para buscar uma cidade na Finlândia com maior identificação com Itatiaia.
 
- A cidade de Porvoo, foi sugerida pelo Embaixador. Porvoo é uma cidade bilíngue de aproximadamente 50 mil habitantes situada na costa sul da Finlândia,  sendo a segunda mais antiga do país.
De acordo com o Secretário,a ideia de fazer de Itatiaia uma porta de entrada de relações entre o Brasil e Finlândia foi bem recebida pelo Embaixador Jouko Leinonen.
 
- O encontro marca uma possível transformação no desenvolvimento econômico e  social de Itatiaia e a oportunidade de fazer da cidade um modelo de educação, a partir  de exemplos positivos, como as experiências bem sucedidas da Finlândia. Essas iniciativas poderão atrair a expansão de negócios no município, no Estado do Rio de Janeiro e até para as já consolidadas relações entre o Brasil e a Finlândia - finalizou.
 
Projetos
 
Recém empossado como titular da  Secretaria de  Desenvolvimento Econômico de Itatiaia ,o advogado e cientista político,  José Ricardo Marques tem atuado no trabalho de desenvolvimento da cidade em eixos como a ciência, a tecnologia e a inovação e empreendedorismo. Dentre os objetivos da Secretaria esta o de tornar Itatiaia uma cidade Biossegura e modelo no território nacional, além de fazer um trabalho de economia criativa,ou seja, o turismo e cultura.
 
Fonte: PMI
COMENTÁRIOS