ITATIAIA - Prefeitura emite nota oficial sobre investigação de fraudes na Saúde do Município
Últimas notícias
Publicado em 29/04/2021

Da redação da Rádio e TV Penedo - A Prefeitura Municipal de Itatiaia, através de sua assessoria de comunicação, emitiu uma nota oficial no final da manhã desta quinta-feira (29) , comentando as denúncias de fraudes na aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que desencadeou uma operação conjunta do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), além da Polícia Civil e a Corregedoria da Polícia Militar.

Na chamada operação Apanthropía,o secretário municipal de Saúde de Itatiaia, Marcus Vinicius Rebello Gomes foi preso, além de outros quatro acusados de integrarem uma organização criminosa responsável por lesar o erário público.

Segundo o MP a denúncia diz respeito a "não entrega de equipamentos de proteção individuais (EPI's) para o combate à COVID-19 comprados pelo referido ente público."

Além dos cinco mandados de prisão preventiva, a 1ª Vara Criminal Especializada da Capital também expediu 17 (dezessete) mandados de busca e apreensão em endereços ligados a integrantes do grupo e a pessoas próximas aos denunciados.

Leia a nota oficial, na íntegra:

"A Prefeitura de Itatiaia informa que o processo para a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) foi feito em consonância com a legislação especial para compras no período da pandemia de Covid-19. De acordo com a Secretaria de Saúde, os lotes de EPIs efetivamente pagos ao fornecedor já foram colocados à disposição do município.  

O objetivo da compra foi preservar a saúde dos profissionais que trabalham na linha de frente do combate à Covid – 19 na rede pública de saúde, pois os estoques estavam praticamente zerados no início do ano, colocando assim em risco a vida dos servidores.

A Prefeitura não compactua com nenhum tipo de desvio de recursos públicos e está à disposição das autoridades para ajudar nas investigações. O órgão destaca que, após todo o processo, os acusados sejam julgados e, caso sejam condenados, respondam dentro da lei pelos crimes cometidos.

Prefeitura Municipal de Itatiaia" 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!