FINLANDIA - A tradição do Vappu , o Dia do Trabalho
Últimas notícias
Publicado em 01/05/2021

 

 

Helena Hilden, especial para a Rádio e TV Penedo - A festa chamada Vappu na Finlândia é celebrada no dia primeiro de maio todos os anos. Comemora o início da primavera e o Dia Internacional do Trabalho, também é a festa dos estudantes do segundo grau da Finlândia.

A festa tem origem nos rituais pagãos de primavera nos países do norte da Europa, celebrações para pedir a proteção das bruxas e duendes para o plantio da primavera, para que as plantações fossem bem sucedidas garantindo alimento abundante durante o próximo inverno.

Com o advento do cristianismo a festa foi associada com a comemoração de Santa Valpurgis, Valpuri ou Vappu em finlandês, uma santa da Alemanha.

A festa dos estudantes tem origem em antigas tradições de comer e beber bastante no começo da primavera, para ficar forte para trabalhar no verão. Os homens também costumavam ir de casa em casa cantando, celebrando a chegada da primavera. Como os estudantes gostam de comer, beber e cantar, adotaram esta festa. Na Finlândia todos os estudantes que terminam o segundo grau recebem um boné branco com pala preta como parte das comemorações de formatura. Todos usam seu boné no primeiro de maio.

 

 

A bebida tradicional da festa na Finlândia chama-se Sima, uma bebida fermentada preparada em casa com mel e fermento, similar ao antigo hidromel. A comida tradicional é o Tippaleipä, um doce parecido com o sonho vendido nas padarias do Brasil. As salsichas com salada de batatas também são apreciadas nas festas, bem como todo tipo de bebida alcóolica.

O costume do carnaval ou baile a fantasia se origina da limpeza e arrumação da casa. Com a chegada da primavera todos abrem e limpam as casas que ficaram fechadas durante todo o inverno, arejando as roupas e tecidos, que então são usados para preparar as fantasias.

Em Penedo, a festa Vappu sempre foi comemorada pelos finlandeses com um baile a fantasia no Clube Finlândia, geralmente no dia 30 de abril. O importante é usar a criatividade no preparo das fantasias, fantasias de luxo, alugadas, compradas, não fazem parte da festa da Vappu. Também não é um baile de máscaras, as fantasias são improvisadas com os materiais encontrados em casa, é apenas uma brincadeira.

 

Comunidade de Penedo fantasiada para a festa do Vappu (Fotos: Arne Turunen)

Como é uma festa da primavera, na Finlândia também existe o costume de vender pequenas flores neste dia para serem usadas na lapela do casaco, Vappukukkia ou flores de Vappu, a renda destas vendas é sempre destinada para instituições para proteção das crianças.

 

 

Comentários