Foto: Raimundo Brasil / PMR
A Prefeitura de Resende, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), segue com a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2021. Neste sábado, dia 15 de maio, entre 9h e 16h, acontecerá mais uma etapa de imunização contra a raiva em cães e gatos em sete polos fixos estratégicos na cidade. O cronograma faz parte do primeiro ciclo da zona urbana, que teve início em abril e termina neste mês de maio. Durante toda a campanha, serão 36 postos de vacinação, entre volantes e fixos, esquematizados até outubro deste ano.
Neste sábado, dia 15, a vacinação ocorrerá nos seguintes polos: USF (Unidade de Saúde da Família) Cidade Alegria, ao lado do DPO (Destacamento de Policiamento Ostensivo), que atenderá os bairros Cidade Alegria, Mirante das Agulhas, Morada da Colina, Boa Vista I, Boa Vista II e Casa da Lua; USF Jardim Primavera, abrangendo os bairros Jardim Primavera, Toyota, Vila Isabel e Morada do Contorno; Clínica da Família, que envolverá as localidades Morada da Montanha, Jardim Aliança I, Jardim Aliança II e Mirante da Serra; USF Jardim Alegria/Jardim Beira-Rio, voltado para os bairros em questão; USF Nova Alegria, para Nova Alegria e Vila Alegria; USF Itapuca, para as populações canina e felina do bairro; e USF Baixada da Olaria para a área em questão.
No dia 7 de abril, foram contempladas as seguintes localidades com posto volante: Náutico; e Comunidade Terra Livre. Nestes locais, a equipe do CCZ realizou busca ativa para vacinar contra a raiva os cães e gatos. No dia 17 de abril, foram beneficiados os animais dos seguintes locais, em postos fixos: Fazenda da Barra I, Jardim Esperança e Jardim do Sol, na Unidade de Saúde da Família (USF/posto de saúde) Fazenda da Barra I; Fazenda da Barra II, Parque Embaixador e Campo Belo, na USF Fazenda da Barra II; Fazenda da Barra III, na USF Fazenda da Barra III; Morada da Barra e Maria Cândida, na USF Morada da Barra; e Parque Minas Gerais, na USF Parque Minas Gerais. No dia 5 de maio, houve vacinação contra a raiva na Estrada da Limeira.
No decorrer da campanha, o CCZ será posto fixo para a imunização antirrábica, bastando comparecer à sede da unidade, na Rua Eurídice Paulina de Almeida, nº. 415, no bairro Vicentina II. O CCZ funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
ORIENTAÇÕES
O diretor do CCZ, o médico veterinário Bruno Marins Souza, alertou sobre as restrições para o período de imunização, destacando a importância de deixar os animais protegidos. “A campanha é voltada para cães e gatos com mais de três meses de idade, que estejam gozando plena saúde. Todos os pets devem ser levados aos postos de vacinação, respeitando o prazo de validade da vacina, que é de um ano. O condutor do animal deve ser maior de 18 anos de idade e estar munido com o documento de identidade. Vale frisar que não estão aptos para a imunização: as fêmeas prenhas ou que estejam amamentando; e os animais que apresentem alguma enfermidade ou em tratamento com medicamentos anti-inflamatórios ou antibióticos. A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite com letalidade de aproximadamente 100%. Por uma questão de Saúde Pública, devemos reforçar a vacinação no município. No início deste mês, foi diagnosticado um caso de raiva no Estado do Rio de Janeiro, após mais de 20 anos. O cachorro era de Duque de Caxias”, explica o diretor Bruno Marins.
Com o objetivo de evitar transtornos nos arredores dos postos, de acordo com recomendações do CCZ, os animais devem ser devidamente conduzidos com guias e coleiras correspondentes aos seus portes. Os animais mais ferozes devem ser levados com focinheiras. Já os gatos devem ser transportados em caixas ou gaiolas, visando coibir fugas e ataques de outros animais. Todas as medidas de segurança sanitária por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) também devem ser respeitadas, como o uso de máscaras e o distanciamento social. Preferencialmente, o animal deve ser levado por uma pessoa, visando evitar aglomerações.
Ainda segundo o CCZ, a população canina do município é estimada em 14 mil cães, enquanto a felina é 2,5 mil. A expectativa é de que sejam vacinados contra a raiva mais de 12 mil cães e 2,4 mil gatos. Em 2020, foram imunizados contra a doença 4.139 animais, devido às mudanças provocadas durante a pandemia do novo coronavírus no cenário nacional, além do aguardo pela liberação das vacinas por parte do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Fonte: PMR