Por Rafaelle Bernarchi - A festa de Juhannus ou São João na Finlândia coincide com a antiga celebração do Solstício de Verão, o dia mais longo do ano e o início do verão, é a Festa da Luz. Os camponeses acreditavam que o fogo era purificador.
.
A festa inclui uma fogueira, sauna e danças. A noite é breve no verão da Finlândia, em Helsinki, o sol se põe às 22 horas e nasce às 2 horas da madrugada. Na região norte da Finlândia não há noite, o sol brilha durante 24 horas. Nessa noite, ou ausência de noite, os magos e duendes se reúnem para prever o futuro.
.
A decoração da festa é feita com folhas e flores. Os ramos da árvore bétula são usados nas portas e janelas. Os camponeses colocavam coroas de flores silvestres nas vacas para trazer sorte para o gado. O orvalho colhido nas plantas nesta noite era considerado um remédio para muitos males. Outra crença antiga era que a água das nascentes se transformava em vinho à meia noite.
.
As comidas mais típicas para esta festa são panquecas com geleia de morango, tortas de frutas silvestres, creme de ruibarbo, queijos e iogurtes caseiros, salsichão e a cerveja caseira chamada kotikalja.
.
As festas de casamento são comuns nesta época. Antigamente era a época quando havia terminado o plantio da primavera e ainda não havia começado a colheita do feno de verão, como não havia muito trabalho no campo, os noivos podiam tirar alguns dias de folga para a lua de mel.
.
Atualmente, com a globalização e a modernização, muito da antiga tradição foi perdida ou esquecida.
.
Mas ainda é uma prática, viajar para as cidades do interior, para comemorar o MidSummer, junto a uma festa regional, iluminada pela fogueira.
.
Uma das tradições herdadas da influência sueca (do MidSommar) é a confecção de coroas de flores para enfeitar as cabeças.
.
.
Uma coisa, com certeza é tradição no mundo todo: A fogueira, muita comida gostosa, música e alegria!!!
Fonte: @coloniafinlandesarj