ITATIAIA - Prefeitura define data de volta às aulas na Rede Municipal para o dia 02 de agosto
Últimas notícias
Publicado em 10/07/2021

A Prefeitura divulgou no final desta quinta-feira (08), a data da retomada das aulas presenciais dos mais de cinco mil estudantes da Rede Municipal de Ensino de Itatiaia para ano letivo de 2021. As aulas terão início no dia 02 de agosto, de forma gradual, híbrida e progressiva, respeitando as normas e disposições do decreto Nº 3698/21. 
Segundo informações da Secretaria de Educação, os pais ou responsáveis deverão autorizar o retorno do aluno e  as atividades remotas continuaram sendo enviadas para os que optarem pelo ensino remoto.

Ainda de acordo com a Secretaria de Educação, na primeira etapa de retorno, voltarão para as salas de aulas, os alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e os alunos da EJA - Educação de Jovens e Adultos fases VI e VII, obedecendo a porcentagem definida pelas bandeiras, podendo dividir as turmas, para garantir o distanciamento.

 
A medida leva em consideração os protocolos de retorno das atividades pedagógicas nas Unidades de Ensino, o Manual de Volta as aulas - Medidas de Saúde, os protocolos de notificação da Covid-19, todos publicados no Boletim Oficial da Prefeitura, a recomendação expressa do Ministério Público nº 06/21, entre outros. 

Ainda de acordo com o decreto, tanto as aulas, como as demais atividades escolares presenciais serão retornarão gradualmente, porém respeitando o calendário escolar instituído, os protocolos de retorno e medidas de saúde e segurança instituídos e também os pareceres técnicos e orientações da Secretaria Municipal de Saúde de Itatiaia. 
O retorno obedecerá ainda os prazos, normas e procedimentos do Plano de Retorno estabelecidos e monitorados pela Secretaria Municipal de Educação e demais setores e órgãos competentes. 
 
Bandeiras 

A retomada das aulas e as atividades presenciais respeitarão também os dados oficiais das bandeiras divulgados periodicamente do Painel COVID-19, sendo que na Bandeira de risco roxa será vedada o funcionamento das unidades escolares para aulas e atividades presenciais com alunos. 
 
Na bandeira de risco vermelha a presença será limitada a até 25% o número de alunos matriculados na Unidade Escolar, na Bandeira de risco laranja a limitação será de até 50% do número, de risco amarela a presença será limitada até 75% do número e de risco verde a presença será de 100% do número de alunos. 

Espaços escolares 

De acordo com o decreto independente da classificação em bandeiras de risco, as unidades escolares seguem abertas para expediente. A abertura respeitará os protocolos sanitários e distanciamento social, com funcionamento para retirada de materiais pedagógicos, entrega de documentos, matrícula de alunos, retirada de kit alimentação, planejamento pedagógico, uso de equipamentos eletrônicos para ensino remoto, reuniões, entre outras questões relativas à rotina administrativa e ensino remoto.

Fonte: PMI

Comentários
Comentário enviado com sucesso!