HISTÓRIAS DA HELENA - O aniversário do simpático Toivo Armas Sipilä
20/07/2021 09:22 em Últimas notícias

 Foto: Arquivo Pessoal Helena Hilden

 

Toivo Sipilä nasceu em Vesivehmaa, em 20 de julho de 1904. Recebeu o nome de Toivo Armas, que em português significa “Esperança Querida”. Serviu o exército no batalhão de ciclistas onde aprendeu canções humorísticas que mais tarde apresentava para pequenas platéias em Penedo.

 

Depois foi para Toivonlinna, uma escola para missionários adventistas. Lá estudou e trabalhou como jardineiro, nas horas vagas aprendeu sueco e inglês. Mais tarde mudou para Karimaa, Kokemäki, onde novamente trabalhou como jardineiro e chegou a administrador da fazenda.

 

Depois trabalhou nas feiras de Pori e Vaasa, onde conheceu os moradores de Penedo, Väino Nurmi, Yrjö Vuorio e Toivo Suni, que em 1930 estavam muito entusiasmados com as idéias de Uuskallio. Então, Toivo Sipilä pegou algum dinheiro emprestado e veio para Penedo, chegando a tempo para dirigir a plantação de mudas de laranjeiras e limoeiros.

 

Durante a Segunda Guerra Mundial voltou para a Finlândia e serviu no exército do seu país natal. De volta para Penedo trabalhou na Companhia Agrícola Plamed, que havia comprado a maior parte das terras da Fazenda Penedo e instalado uma plantação de plantas medicinais com até 156 espécies diferentes. Sipilä era diretor de campo de experiências, secagem e destilação de plantas e mais tarde dirigiu as plantações de eucaliptos. Os eucaliptos ainda existentes em Penedo foram plantados nesta época.

 

Quando a Plamed vendeu a Fazenda, Sipilä continuou a trabalhar com os loteamentos da fazenda. Possuía todas as plantas da região e guiava os compradores para encontrar seus lotes. Mais tarde a companhia de loteamentos decidiu abrir o Hotel Village d’Itatiaia na antiga sede da Fazenda Penedo, e Sipilä era o gerente. Usava sua motocicleta para ir até Resende todos os dias buscar o jornal e carne e peixe para o hotel. No caminho até Resende passava pelas casas dos outros finlandeses e perguntava se precisavam de alguma coisa de Resende. Trazia a correspondência do correio e os jornais diários para muitos moradores de Penedo. Os antigos lembram de sua figura com casaco, boné e luvas de couro, acenando na motocicleta.

 

A famosa motocicleta de Sipilä

 

Seu amigo Tolvanen era um que recebia o jornal diariamente. Um dia Sipilä entregou por engano seu próprio jornal para Tolvanen. Duas semanas mais tarde, Tolvanen procurou Sipilä e perguntou se ainda tinha aquele jornal que havia entregado trocado. Sipilä perguntou porque, já que o jornal era igual para todos. Tolvanen explicou que queria o jornal com a etiqueta com seu nome impresso. Guardava todos os jornais organizados por dia e fazia questão de ter o seu nome impresso. Quando Tolvanen morreu sua casa tinha jornais empilhados por toda parte, mais um fato curioso dos pioneiros de Penedo.

 

Sipilä trabalhou como corretor quase até o fim da vida, seu último escritório era o bar ao lado da antiga sede da Fazenda. Era uma grande personalidade, amigo de todos, sempre disposto a ajudar, gostava de conversar e de viajar, conhecia quase todo o Brasil, e conhecia Penedo, cada lote, cada casa melhor do que ninguém.

 

O sorridente Toivo Armas Sipilä

 

Certa vez apareceu um rapaz dizendo que havia herdado um lote do pai e queria ver como era. Sipilä perguntou se o rapaz havia trazido um helicóptero. O rapaz assustado perguntou por que? Sipilä explicou que o lote ficava no alto de um morro sem estrada de acesso. Alguns loteamentos foram marcados pela companhia de loteamento no mapa sem se preocupar com estradas de acesso.

 

Sipilä teve várias noivas, mas nunca se casou, construiu diversas casas em Penedo, que depois presenteou para suas diversas afilhadas, era sempre convidado para ser padrinho das filhas dos amigos. Sua última casa foi no Clube Finlândia, atualmente ocupada pela família de Kari Nori.  Quando o Clube foi fundado em 1943, Sipilä doou o terreno onde foi construída a primeira sede, em mutirão pelos colonos finlandeses. A única recompensa que Sipilä pediu pelo terreno foi a realização de uma festa de aniversário, todos os anos nos salões do Clube Finlândia. Infelizmente esta festa tem sido esquecida, esperamos em breve comemorar novamente o aniversário de Toivo Sipilä nos salões do Clube Finlândia, dançando a Vesivehma Jenkka em sua homenagem.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!