Da redação da Rádio e TV Penedo - Um incêndio na mata da região do Jardim das Rosas, em Penedo, deixou moradores assustados nesta quarta-feira (5).
O fogo começou por volta das 14h, e só foi apagado no final da tarde graças ao trabalho do Grupamento do Corpo de Bombeiros, de Resende.
Duas viaturas foram acionadas na ocorrência.
O fogo tomando conta de terreno no Jardim das Rosas
Segundo moradores da região, incêndios são recorrentes nessa época do ano e por motivos distintos. Alguns intencionais - as chamadas queimadas para renovação de pasto para o gado - e outras acidentais, como raios, curtos-circuitos da rede elétrica e até desova de veículos como aconteceu no caso desta quarta.
Desta vez o motivo foi um carro em chamas, de uma empresa de internet, roubado no Jardim Primavera, em Resende. Os criminosos o abandonaram na mata e , em seguida, atearam fogo no veículo.
Carro Roubado na região de Resende
Para Arne Turunen Tapio , morador da região, os incêndios trazem preocupação porque, além do dano ambiental, faz com que animais , muitos deles peçonhentos, fujam do fogo, invadindo as casas.
"Aqui já encontrei, cobras, lagartos, aranhas e animais queimados, que tentam fugir dos incêndios." disse.
Para Regina Quaresma, esposa de Arne, que já fez boletins de ocorrência e denúncias ao Ministério Público sobre o problema de queimadas, há negligência da prefeitura, que não notifica os proprietários dos terrenos afetados por queimadas.
"Os grandes incêndios são recorrentes e de 2018 pra cá, se tornaram mais violentos, alguma coisa precisa ser feita, URGENTE", concluiu Regina.
O chef de cozinha Rafaelle Bernachi, também mora na região e entende que "os proprietários dos terrenos, sejam grandes ou pequenos, devem ser responsabilizados pela limpeza e controle do Capim Colonião das terras e no caso de incêndio, multados."