DUTRA - CCR NovaDutra realiza ações educativas durante a Semana Nacional de Trânsito
20/09/2021 21:23 em Últimas notícias

Foto: Divulgação CCR

Durante a Semana Nacional do Trânsito, entre os dias 20 e 24 de setembro, a CCR NovaDutra realiza atividades de conscientização e educação para o trânsito, na Via Dutra. As ações têm início na segunda-feira (20), integrando a programação da Semana Nacional de Trânsito (SNT), período do ano em que as entidades ligadas ao setor buscam sensibilizar a sociedade sobre a importância do trânsito seguro. Neste ano, o tema é “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

Na Via Dutra, o Grupo CCR, da qual a CCR NovaDutra, dará continuidade às ações da campanha “Bernardinho Pistola”, com o ex-técnico da seleção brasileira de vôlei, Bernardinho. A partir de posts nas redes sociais da CCR – e publicação de banners nos sites das unidades – o técnico dá uma bronca para alertar sobre a necessidade da prática de comportamentos seguros nos diversos modais que a companhia administra, como rodovias, aeroportos e metrôs.

Cuidado com os caminhoneiros e caminhoneiras

No dia 24 de setembro, os profissionais do volante receberão kits de higiene, álcool em gel, ação realizada pelo SEST Senat de Jacareí em parceria com a CCR NovaDutra e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), na balança de Guararema (SP), das 9h às 13h, no km 179, pista sentido São Paulo. Eles serão orientados em relação às prevenções contra a covid-19.

Outro ponto de apoio aos caminhoneiros é o Programa Estrada para a Saúde, espaço administrado pelo Instituto CCR e pela CCR NovaDutra, que conta com atendimentos de saúde gratuitos, como teste glicemia, glicose, aferição de pressão, consulta médica e atendimento odontológico. No espaço, eles recebem orientações de saúde para uma melhor qualidade de vida e bem-estar, o que reflete na segurança durante as rotinas dos caminhoneiros e caminhoneiras.

Além dos exames gratuitos, o público caminhoneiro contará com o “Parada do Desabafo”, uma estrutura especial de acolhimento, conversa e muito conforto, projetada para atuar em prol da saúde mental e emocional dos caminhoneiros, realizada em parceria com o Projeto Help. A ação presencial, para acolhimento e conversa, acontece no dia 24 de setembro, 10h às 15h, no Estrada para a Saúde, localizado no km 82 sentido Rio de Janeiro, em Roseira.

Conscientização com os motociclistas

No km 156 da pista sentido São Paulo, em frente à Base da PRF, em São José dos Campos, a CCR NovaDutra, Polícia Rodoviária Federal, Yamaha e Secretaria de Mobilidade Urbana de São José dos Campos, realizam no dia 23 de setembro, das 7h às 12h, ação de conscientização voltada aos motociclistas. A iniciativa abordará sobre a direção segura, com a entrega de folhetos informativos, instrução sobre o ponto cego - em parceria com a Yamaha Motor do Brasil -, além da instalação da antena corta-pipa.

Caminhos para a Cidadania

Os alunos e professores participantes do Programa Caminhos para a Cidadania, durante o mês de setembro, estão trabalhando sobre a segurança viária, por meio de conteúdos educativos e atividades, abordando a consciência de respeitar as leis de trânsito, sendo pedestres, motoristas ou ciclistas ao longo de todas suas vidas. Neste ano, em municípios lindeiros participantes, o programa atende 21.799 alunos e 983 professores. Todos os meses, os educadores receberem orientações e capacitações para que possam abordar as temáticas do Caminhos para a Cidadania em salas de aula, voltadas para os alunos do Ensino Fundamental I.

De acordo com Virgílio Leocádio, gerente de Atendimento da CCR NovaDutra, o objetivo da iniciativa é atingir todos os públicos e conscientizá-los sobre o comportamento seguro no trânsito. “Nosso objetivo é disseminar as orientações e despertar mudanças de comportamento resultantes na direção responsável, reforçando que a responsabilidade de todos no trânsito salva vidas.”

Programação da Semana Nacional do Trânsito

Segunda a sexta-feira (20 a 24 de setembro)
Atendimentos gratuitos de saúde no Estrada para a Saúde
Onde: km 82 da pista sentido Rio de Janeiro, em Roseira (SP).
Atendimento Odontológico: de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h
Atendimento de Enfermagem: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Atendimento Médico: de terça a quinta-feira, das 13h às 16h.

Quarta-feira (22 de setembro)
Ação de conscientização na balança de Guararema
Onde: balança de Guararema (SP), no km 179, pista sentido São Paulo
Horário: 9h às 13h

Quinta-feira (23 de setembro)
Ação educativa para motociclistas
Onde: km 156 da pista sentido São Paulo, em frente à Base da PRF, em São José dos Campos
Horário: 7h às 12h

Sexta-feira (24 de setembro)
Atendimento e acolhimento dos caminhoneiros e caminhoneiras
Onde: km 82 da pista sentido Rio de Janeiro, em Roseira (SP).
Horário: 10h às 15h

 

Fonte: CCR Nova Dutra

 

COMENTÁRIOS