A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos de Resende, iniciou nesta segunda-feira, dia 20, a duplicação do trecho 2 da estrada Resende-Riachuelo, que vai desde a entrada do bairro Cidade Alegria até a entrada do bairro Acesso Oeste. As obras de duplicação das pistas de rodagem também trarão como benefício ao local melhorias na drenagem, criação acostamento, ciclovia, calçadas e nova iluminação, gerando impacto na mobilidade urbana da estrada.
De acordo com o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Thomas Elson Landim Pereira, o trecho contemplado possui 1,7 quilômetro de extensão. No total, a área receberá 39 mil metros quadrados de asfalto, além de 1.670 metros de drenagem. Após a intervenção, a estrada estará melhor estruturada e mais segura para comportar quem transita pelo local.
- É mais uma obra muito aguardada pela população, uma demanda antiga, que temos orgulho de dizer que também está saindo do papel, assim como a construção da quarta ponte da cidade sobre o Rio Paraíba e a duplicação do viaduto sobre a linha férrea, no bairro Barra III, que iniciamos recentemente após décadas de espera. A intervenção vai ter um impacto muito grande em uma área que recebe intenso fluxo de veículos, melhorando e dando mais segurança e fluidez ao trânsito de milhares de pessoas diariamente – celebrou o prefeito Diogo Balieiro Diniz.
Para a realização do serviço, as equipes contam com o auxílio de maquinário pesado, com escavadeira hidráulica, retroescavadeiras e caminhões. Com as movimentações das obras, estão previstas retenções e desvios na pista, que irão acontecer naturalmente de acordo com a evolução das obras. O secretário Thomas Elson Landim Pereira falou sobre o andamento da intervenção.
- Iniciaremos uma obra que vai modernizar e agregar muito em mobilidade urbana à estrada Resende-Riachuelo. Identificamos as demandas e seguimos as diretrizes da atual gestão de buscar sempre melhorar. É certo que a estrada terá momentos de retenção e desvios, mas tudo será passageiro e acompanhado pela Guarda Civil Municipal para a segurança da população. Pedimos paciência e desculpas à população pelos eventuais transtornos de retenções na pista, mas o mais importante são os benefícios que ficarão a longo prazo para quem utiliza a estrada – explicou o secretário.
A previsão de conclusão das obras ao longo dos quase dois quilômetros de pista, que serão expandidos e adaptados, é de cerca de 14 meses.
Fonte: PMR