PENEDO - Feliz aniversário Toivo e obrigado !
23/09/2021 10:24 em Últimas notícias

Por Helena Hilden - Toivo Uuskallio, nasceu na Finlândia, em 23/09/1891. Sua família possuía uma Fazenda-Escola, Toimela, para onde convergiam aprendizes de todo o País. Todos trabalhavam, o pai fabricava móveis, armas e “Kantele” (instrumento musical finlandês), e as mulheres, além de ajudar na lavoura e cuidar da casa, fiavam linho e lã para fabricar seus próprios tecidos no tear manual.

Toivo adoeceu gravemente e resolveu adotar o regime vegetariano. Conseguiu se curar e quis propagar os resultados da experiência. Publicou livros sobre nutrição, agricultura e religião, prevendo já naquela época, os desequilíbrios da natureza se a humanidade continuasse transgredindo contra a mesma.

 

"Visões e Vivências" um dos livros de Toivo Uuskallio - Foto: Arquivo pessoal Helena Hilden

 

Na Finlândia, em 1920 era muito difícil ser vegetariano devido ao longo inverno. Surgiu então a ideia de procurar um país tropical com clima adequado para viver conforme seus ideais, plantado e colhendo todos os alimentos necessários para a sobrevivência.

Uuskallio reunia os amigos e conhecidos em palestras e discussões sobre suas ideias. Acabou formando um grupo interessado que resolveu com recursos próprios, comprar um local adequado em um país tropical.

Chegando ao Brasil encontraram a Fazenda Penedo. Antiga fazenda de café, transformada em criação de gado, pertencente ao Mosteiro de São Bento. A compra foi realizada e começaram a chegar os primeiros colonos.

 

 

Tiveram uma vida muito árdua, porém criaram raízes profundas nesta boa terra. Mantiveram tradições finlandesas, como a sauna, danças típicas, trabalhos manuais e reuniões para cantar canções da terra Natal em várias vozes.

As dificuldades com a agricultura foram tão grandes que começaram a procurar outros meios para sobreviver. Surgiram as pensões familiares, fabricação de geleias, pães e biscoitos, artesanato tradicional finlandês, tecelagem, trabalhos em madeira.

 

 

O sonho de Toivo Uuskallio e seus companheiros de formar um paraíso na terra talvez não tenha se realizado, mas chegou perto. O maior legado que esta minúscula colônia nos deixa é não ter medo do trabalho, um grande amor e respeito pela natureza e  e a maneira tradicional e acolhedora de receber os hóspedes.

 

Homenagem permanente da Rádio e TV Penedo à Toivo Uuskallio na sede de nosso portal - Foto: TV Penedo

 

#TOIVOUUSKALLIO #toivo #Uuskallio #aniversário #penedo #penedorj #itatiaia #itatiaiarj #resende #resenderj #riosul #sulfluminense #riodejaneiro #rj #brasil #brazil #br #errejota #coloniafinlandesa #finlandeses #coloniafinlandesarj

COMENTÁRIOS