PENEDO - Mutirão de limpeza do Ribeirão das Pedras recolhe cerca de 100 kg de lixo
25/09/2021 19:11 em Últimas notícias

 

A hashtag #joguelimpocomoriodaspedras foi tema de uma ação voluntária neste sábado (25) em vários pontos do Ribeirão das Pedras, em Penedo.

Para lembrar o Dia Mundial dos Rios, ativistas de vários municípios do sul-fluminense fizeram uma ação pacífica, sem bandeira, apartidária, de limpeza simbólica do ribeirão que é um dos cartões postais do bairro de Itatiaia.

 

Um dos grupos recebe os sacos para a coleta do lixo - Foto: TV Penedo

 

O objetivo foi alertar moradores, turistas e autoridades para o crescente acúmulo de lixo que é visto no ribeirão, principalmente nos finais de semana, quando a região recebe muitos visitantes.

O Ribeirão das Pedras é o mais importante de Penedo, e responsável pelo abastecimento de água da região.

A concentração dos participantes, cerca de 30 pessoas, aconteceu nas Três Cachoeiras, as 8h30. Dali o grupo se dividiu. Uma parte saiu para a parte baixa do ribeirão, próximo ao campinho de futebol do Clube Finlandês, alguns ficaram na região do ponto de encontro e outros subiram para a parte alta de Penedo, recolhendo o lixo nas cachoeiras.

 

Cinegrafista da TV Rio Sul acompanha a ação dos voluntários - Foto: TV Penedo

 

A iniciativa teve cobertura jornalística da TV Rio Sul e da Rádio e TV Penedo.

A adesão ao movimento empolgou a todos e novas ações devem acontecer nos próximos meses, principalmente na alta temporada.

Foram entregues aos participantes sacos para coleta e luvas.

 

Lixo recolhido na ação - Foto: TV Penedo

 

Cerca de 100 kg de lixo foram colhidos da mata, beira e dentro do próprio ribeirão.

Além de garrafas e sacos plásticos, foram encontradas embalagens de salgadinhos e biscoitos, máscaras de proteção, lâmpadas, copos descartáveis, moedas, chinelos, fraldas usadas, sungas, pacotes de remédios e alguns pratos de cerâmica usados para oferendas.

O lixo recolhido foi entregue ao caminhão da Secretaria de Obras do Município.

COMENTÁRIOS