COLÔNIA FINLANDESA RJ - Meu sonho de Toivo
27/09/2021 11:12 em Últimas notícias

Por Rafaelle Bernarcchi - Para toda a área rural da entrada de Penedo (Rubens Tramujas), sonho com progresso, mas um progresso rural.

Sonho com um grande parque, “Parque dos Toivos”, interligado com a cultura finlandesa e o sonho de Toivo Uuskallio, com plantação de diversas árvores frutíferas, de todos os tipos, plantadas em harmonia, para produção e beneficiamento, estudo de manejo e principalmente visitação turística (turismo rural, turismo de estudo)

Como acontece no Amantkir (Campos do Jordão), Holambra, “Estrada das Rosas” (Nova Friburgo/São Pedro da Serra), Arabotânica/Aranda (Teresópolis), Inhotim, e vários outros.

Junto ao parque pode ter:

 Escola de manejo e estudo AgroEcológica, além de pesquisa de produção (pode ser ligado a alguma faculdade de agronomia);

Usina de beneficiamento de frutos (seleção, congelamento, Popa, Geléias, Sucos, licores, Destilados, Molhos, Conservas, desidratados, açucarados, Cristalizados e demais derivados possíveis);

Loja de venda “in natura”, venda de mudas, além da venda dos beneficiados;

Espaço Finlandês com venda de Artesanato de Penedo (Típico da Finlândia e/ou Típico de Penedo);

Lanchonete com venda de Sucos, pães, bolos, tortas e uso dos beneficiados;

Sistema “Pegue e pague”, onde o turista/visitante tenha a oportunidade de colher os frutos da época, colocar em um cesto e levar pra casa no final do passeio (já exemplifico esse exemplo, mais a baixo);

Espaço de exposição (permanente ou temporária) com trabalhos de artisas e Artesões locais [Esculturas em Madeira de Martti Vartia, Esculturas em Mármore de Kaca Versiani, Trabalhos em Madeira dos Aaltonen, Quadros de diversos artistas, Fotos de fotógrafos da região, esculturas e quadros de Samuel Costa, e tantos outros artistas da região];

Além das frutas, plantio de hortalicas, legumes e demais produtos para a venda direta ao turista, além do abastecimento dos restaurantes e pousadas de Penedo;

Parque infantil com atividades para o entretenimento de crianças e familias;

Demais atividades que possam agregar ao parque e unir aos empreendimentos já existentes no local (Casa das Flores, Lojas de Móveis Rústicos, Águas de Penedo, etc...).

Imaginem o trajeto da Dutra até o Portal, emoldurado por lindas plantações de encher os olhos e dar vontade de parar para tirar uma foto.

Um Parque com movimento o ano todo, independente de temporada turística de Penedo, sendo um turismo diferente do turismo interno de Penedo e que não prejudica a movimentação turística de Penedo, pelo contrário, ainda traz  um novo tipo de turismo benefício a Penedo, que irá se hospedar nas pousadas e consumir nos restaurantes.

O empreendimento geraria formação e emprego n a comunidade (jardineiros, agricultores, recepcionistas, guias, beneficiadores, lojistas e demais  serviços necessários)

Quanto o sistema “Pegue Pague”. Vou dar o exemplo de Southern Hill Farms, na Flórida, que pra mim é um dos melhores exemplos de progresso turístico rural que já vi.

Tenho amigos que moram em Orlando e uma vez por mês, para passar o dia, passear e trazer algumas frutas e legumes pra casa.

O que é a Southern Hill Farms? É uma união de vários fazendeiros do local que transformaram suas propriedades em um grande parque rural para produção e turismo, promovendo eventos o ano todo e recebendo milhares de pessoas por ano.

Eles promovem colheitas da estação o ano todo: Festival do BlueBerry, Festival da maçã, Festival do pêssego, colheita da Abóbora no Halloween, corte de pinheiros/árvore de Natal em dezembro, temporada das flores, além da movimentação normal dos fins de semana.

E sabe o que mais os turistas levam do parque? FOTOS. Eles tem cenários lindos, integrados a natureza, para que seus visitantes façam seus ensaios fotográficos profissionais, ou somente selfies.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!