Da redação da Rádio e TV Penedo - O Parque Nacional de Itatiaia emitiu um comunicado oficial nesta quarta-feira (29) alertando para um problema que tem sido recorrente dentro das vias do parque: A imprudência de alguns ciclistas.
O excesso de velocidade das bikes tem colocado em risco os próprios ciclistas e aumentado a possibilidade de acidentes na rodovia.
Segundo o chefe do Parque, Luiz Aragão, “Hoje, quarta-feira, dia 29 de setembro de 2021, presenciamos 4 situações que levariam a acidentes em potencial e num deles, o ciclista, descendo em alta velocidade no asfalto, colidiu com o ônibus, raspando na lateral do mesmo mas não chegando a cair no asfalto, obrigando ao ônibus seguir pelo acostamento/barranco.” Declarou, preocupado, Aragão.
O chefe do parque cita outra situação de risco em que um ciclista, na contramão , quase bateu em uma das viaturas de serviço do PNI.
“Caso continue o excesso de velocidade, seremos obrigados a adotar medidas mais severas para que não aconteça um acidente fatal, não descartando a proibição de bike no interior do PNI.” Alertou Aragão.
Veja a íntegra do comunicado do PNI:
Boa tarde.
Estamos com um GRANDE problema com as bicicletas que circulam dentro do PNI.
Ano passado, quando comecei as tratativas da carteirinha com os secretários de esporte das prefeituras + concessão BR Parques, sabíamos do risco que estávamos correndo = acidente por excesso de velocidade das bikes.
Hoje, quarta-feira, dia 29 de setembro de 2021, presenciamos 4 situações que levariam a acidentes em potencial e num deles, o ciclista, descendo em alta velocidade no asfalto, colidiu com o ônibus, raspando na lateral do mesmo mas não chegando a cair no asfalto, obrigando ao ônibus seguir pelo acostamento/barranco.
Pela manhã, também, um ciclista passou para a contramão, descendo e por pouco, não colidiu com o carro de um funcionário do PNI.
Tenho recebido RECLAMAÇÕES de funcionários do PNI, de visitantes e moradores sobre ciclistas em alta velocidade:
-descendo a estrada de asfalto,
-dentro do Hotel Donati,
-no Circuito Mont Serrat (Trilha das Borboletas, Vinícius de Moraes e Viúva Hansen), e
-na Trilha do Água Branca, descendo.
Caso continue o excesso de velocidade, seremos obrigados a adotar medidas mais severas para que não aconteça um acidente fatal, não descartando a proibição de bike no interior do PNI.
Peço que compartilhem esta mensagem nos grupos de ciclistas.
E desde já, caso a fiscalização ou funcionários do PNI encontrem ciclistas acima da velocidade prevista no asfalto ou na trilha, seremos firmes nos procedimentos administrativos necessários.
Agradecemos a colaboração de todos para que o esporte se mantenha seguro dentro deste Parque Nacional.
Grato!
Luiz Aragão, Chefe do PNI