FUTEBOL - Técnico do Resende F.C. Sandro Sargentim, dá palestra na CBF para nova geração de treinadores
06/10/2021 15:34 em Últimas notícias

Fotos: Priscila Mesquita/CBF Academy

 

Atividade contou com a presença de dezenas de profissionais, incluindo personalidades como Roger Flores, Nadine Bastos e o ex-jogador Danilo

 

O treinador Sandro Sargentim, do Resende F.C. esteve esta semana em São Paulo para ministrar uma palestra pelo curso de formação de treinadores com Licença B da Confederação Brasileira de Futebol – CBF. A atividade aconteceu durante toda terça-feira (5) e contou com a presença de dezenas de treinadores e ainda personalidades como o ex-jogador e hoje comentarista esportivo Roger Flores, a ex-árbitra e atual comentarista de arbitragem Nadine Bastos e o ex-jogador multicampeão Danilo.

Detentor da Licença Pro, a qualificação mais alta para treinadores segundo a CBF, Sandro Sargentim abordou na palestra conhecimentos valiosos que norteiam o trabalho de treinadores no dia a dia, através da temática “Pluralidade dos sistemas de jogo e a importância das estratégias na formação de jovens atletas”. O treinador compartilhou o conhecimento adquirido ao longo da carreira e pôde abordar a experiência do trabalho desenvolvido na Pelé Academia.

 

 

“É um prazer enorme fazer parte do processo de formação dos treinadores no Brasil. Acho muito importante compartilhar conhecimento e acho que é uma das formas mais ricas de buscar a evolução profissional. A permuta de conhecimentos sempre permite a evolução de uma classe e eu acredito que essa nova geração de treinadores vai se solidificar cada vez mais por causa desse intercâmbio. Foi uma oportunidade muito gratificante” - comentou Sargentim.

 

Após a participação do Resende na Copa Rio, com o elenco composto somente por atletas formados na base do clube, o treinador segue empenhado na montagem do elenco e no preparo para o Campeonato Carioca 2022.

 

 

Licenças para treinadores segundo a CBF

Os padrões da CBF compreendem quatros diferentes tipos de licenciamentos para treinadores, que variam de acordo com a área de atuação. São elas: C, B, A e Pro. A exigência básica de todas as categorias é a formação em educação física. A Licença C é voltada para o trabalho em escolas de futebol; a Licença B é para a atuação em categorias de base; já a Licença A permite o trabalho como treinador em clubes e equipes principais; enquanto a Licença Pro é voltada para um grupo mais seleto de profissionais convidados pela CBF.

Fonte: AI Resende F.C.

COMENTÁRIOS