Novos capítulos prometem agitar o cenário político, no município de Itatiaia. Nos próximos 15 dias, afirmam os vereadores, a Câmara Municipal marcará nova eleição para o cargo de presidente da Casa Legislativa e então o município poderá novamente ter um novo prefeito interino, o terceiro que assumiria o Executivo, este ano.
Foi publicado nesta quarta-feira, dia 10 de novembro, o ato administrativo, que considerando o Inciso II do art. 29 do Regimento da Câmara, declarou vago, o cargo de Presidente da Câmara Municipal, até então ocupado pelo vereador Imberê Moreira Alves.
O vereador, João Márcio, que presidiu a sessão que destituiu Imberê do cargo, explicou, em uma live em sua rede social, porque uma nova eleição terá que ser marcada.
- Quando foi afastado da Prefeitura, o vereador Imberê retornou à Casa Legislativa, compareceu a uma sessão e entrou com pedido de afastamento por assuntos pessoais, por 120 dias. De acordo com o regimento interno, como o afastamento foi por motivos pessoais, ele fica impedido de retornar antes do prazo). Ainda segundo o regimento, o artigo 29 dispõe que será considerado vago qualquer cargo da Mesa Diretora quando o membro se afasta por tempo superior a 90 dias. Quando declarado vago qualquer cargo da Mesa Diretora, o atual presidente da Câmara tem até 15 dias para marcar uma eleição para o cargo – explicou.
De acordo com o regimento interno da Câmara, podem concorrer todos os vereadores, com exceção de suplentes.
Isso pode mudar o confuso cenário do comando da Prefeitura já que o cargo de prefeito, interino, é ocupado atualmente pelo presidente - também interino - da Câmara dos vereadores, Silvano Rodrigues, o Vaninho. Ele, na verdade, é 1º vice-presidente da casa, e chegou ao posto com a nomeação de Imberê à prefeitura. Com o afastamento dele pelo Ministério Público por denúncias de improbidade e corrupção de sua equipe, Vaninho herdou o cargo maior do município.
Caso tenha interesse em seguir esse mandato tampão de prefeito, Vaninho terá que dar um passo atrás e apresentar sua candidatura ao pleito de presidente da Câmara.
Se não vencer, Itatiaia terá mais um “novo” prefeito em 2021, o terceiro.
Colaboração: Diário de Itatiaia