O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já tem definidas as datas disponíveis para a realização das eleições suplementares em 2022 em Itatiaia.
A agenda seria entre janeiro e dezembro. Agora o TER-RJ fará uma análise das condições sanitárias do município e, respeitando o que recomenda o Plano de Segurança Sanitária aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral para a prevenção ao contágio pela Covid-19, deverá marcar o pleito nos próximos dias.
Para que isso aconteça, O TER/RJ precisa ser comunicado oficialmente da decisão pelo TSE, para então marcar a data das eleições suplementares.
Datas disponíveis
23 de janeiro;
13 de fevereiro;
13 de março;
3 de abril;
15 de maio;
5 de junho;
27 de novembro;
11 de dezembro.
A decisão
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, nesta quinta-feira (18) cassou a tutela de urgência que ele mesmo deferiu, em agosto, que suspendia a realização das eleições suplementares da cidade previstas para 12 de setembro.
Lewandowski entendeu ser necessária uma nova apreciação do pedido do ex-prefeito Eduardo Guedes, reeleito em 2020 , impossibilitado de assumir pelo Tribunal Superior Eleitoral.
O TSE, na época, entendeu que a vitória de Dudu configurava um terceiro mandato consecutivo, proibido pela legislação brasileira.
Repercussão
A decisão trouxe alívio para os eleitores e foi comemorada por alguns concorrentes ao cargo mais alto do município.
Irineu Nogueira, candidato pelo PTB, comentou a decisão nas redes sociais: “Sei que o povo de Itatiaia já não aguenta mais ouvir falar de política, mas esse é o único caminho para nos libertarmos de tantos anos de descaso e falta de gestão. Ainda não tem data marcada, mas acredito firmemente no empenho da Justiça para dar ao nosso povo o direito de votar o mais breve possível.”
O também candidato , Rafael Boher (PSB) falou a Rádio e TV Penedo que a notícia “nos enche de esperança e otimismo. Itatiaia vai vencer esse momento tão difícil”
O prefeito interino Vaninho Rodrigues, foi procurado por nossa equipe de reportagem mas, segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, ele preferiu não comentar o assunto.