ITATIAIA - TRE-RJ tem agenda pronta para eleições suplementares.
19/11/2021 23:16 em Últimas notícias

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já tem definidas as datas disponíveis para a realização das eleições suplementares em 2022 em Itatiaia.

 

A agenda seria entre janeiro e dezembro. Agora o TER-RJ fará uma análise das condições sanitárias do município e, respeitando o que recomenda o Plano de Segurança Sanitária aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral para a prevenção ao contágio pela Covid-19, deverá marcar o pleito nos próximos dias.

 

Para que isso aconteça, O TER/RJ precisa ser comunicado oficialmente da decisão pelo TSE, para então marcar a data das eleições suplementares.

 

Datas disponíveis

 

23 de janeiro;

13 de fevereiro;

13 de março;

3 de abril;

15 de maio;

5 de junho;

27 de novembro;

11 de dezembro.

 

A decisão

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, nesta quinta-feira (18) cassou a tutela de urgência que ele mesmo deferiu, em agosto, que suspendia a realização das eleições suplementares da cidade previstas para 12 de setembro.

 

Lewandowski entendeu ser necessária uma nova apreciação do pedido do ex-prefeito Eduardo Guedes, reeleito em 2020 , impossibilitado de assumir pelo Tribunal Superior Eleitoral.

 

O TSE, na época, entendeu que a vitória de Dudu configurava um terceiro mandato consecutivo, proibido pela legislação brasileira.



Repercussão

 

A decisão trouxe alívio para os eleitores e foi comemorada por alguns concorrentes ao cargo mais alto do município.

 

Irineu Nogueira, candidato pelo PTB, comentou a decisão nas redes sociais: “Sei que o povo de Itatiaia já não aguenta mais ouvir falar de política, mas esse é o único caminho para nos libertarmos de tantos anos de descaso e falta de gestão. Ainda não tem data marcada, mas acredito firmemente no empenho da Justiça para dar ao nosso povo o direito de votar o mais breve possível.”

 

O também candidato , Rafael Boher (PSB) falou a Rádio e TV Penedo que a notícia “nos enche de esperança e otimismo. Itatiaia vai vencer esse momento tão difícil”

 

O prefeito interino Vaninho Rodrigues, foi procurado por nossa equipe de reportagem mas, segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, ele preferiu não comentar o assunto.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!