FINLÂNDIA - Seis de dezembro Dia da Independência
06/12/2021 15:14 em Últimas notícias

 

Helena Hilden especial para a Rádio e TV Penedo - O dia 6 de dezembro é a data da independência da Finlândia. Mas independência de quem? Qual é a história desse país que fundou uma colônia em Penedo?

 

Para os curiosos, apresento um resumo muito breve da história da Finlândia.

 

Os primeiros indícios da presença humana na Finlândia datam de 7200 A.C. Os finlandeses atuais descendem dos povos fino-úgricos que vieram da região do médio Volga no início da era cristã.

 

Em 1155, o rei da Suécia Erik, o Santo, e o bispo de Uppsala, Henrik iniciaram uma cruzada para cristianizar a Finlândia. Em 1323 a Suécia anexou algumas províncias da Finlândia. A Liga Hanseática e a União de Kalmar dos países nórdicos foram benéficas para a Finlândia. Em 1556, o Rei Gustavo Vasa da Suécia designou seu filho Juhana como Duque da Finlândia, em 1581 a Finlândia foi transformada em um Grão Ducado e em 1634 foi totalmente incorporada no Reino da Suécia.

 

Após a Idade Média, o Rei Gustavo Vasa da Suécia rompeu com a Liga Hanseática que dominava o comércio na Europa. Rompeu também com a Igreja Católica adotando a religião protestante luterana. A partir do século 16, a Finlândia, junto com a Suécia se envolveu em diversas guerras com a Rússia e os países bálticos. A Suécia se tornou uma grande potência e reformou sua administração, desenvolvendo os governos das províncias, educação e comércio. A Universidade de Turku, capital da Finlândia na época, foi fundada em 1640.

 

 

Símbolos da Finlândia

 

O período após as guerras terminou com uma grande fome e a Grande Guerra do Norte quando a Suécia perdeu sua posição de grande potência. A Rússia ocupou o sul da Finlândia em 1743. Após a guerra de 1808, o Czar Alexandre I da Rússia invadiu a Finlândia e em 1809, a Finlândia foi oficialmente cedida para a Rússia, mas continuou como um Grão Ducado semiautônomo. Tinha sua própria administração e economia, seus tribunais, seu correio e sua moeda, Helsinki tornou-se a nova capital.

 

No final do século 19, após a Primeira Guerra Mundial e a Revolução Socialista, as tentativas de aumentar o domínio russo encontraram resistência na Finlândia que declarou sua independência em 6 de dezembro de 1917. Seguiu-se uma guerra civil entre os Brancos e Vermelhos que terminou em maio de 1918 com a vitória dos Brancos. A Finlândia tornou-se uma república com a constituição aprovada em 1919, em vigor até hoje.

 

No início da Segunda Guerra Mundial em 1939, a Rússia novamente invadiu a Finlândia. Após a Guerra de Inverno, a Finlândia foi forçada a assinar um acordo de paz em 1940 cedendo uma parte do território. A Guerra de Continuação começou em 1941 e terminou em 1944 com um Tratado de Paz, a Finlândia perdeu uma parte da Província da Carélia no Leste e Petsamo no Norte. A Finlândia foi obrigada a pagar pesadas indenizações para a Rússia, o que causou enormes perdas econômicas para o país, porém os finlandeses conseguiram reerguer sua economia e hoje a Finlândia é um país altamente desenvolvido.

 

Mapa da Finlândia em diferentes momentos da história.

 

 

O dia da independência, 6 de dezembro, geralmente é celebrado com desfiles militares e uma grande festa no Palácio presidencial, mas este ano a festa foi suspensa devido à pandemia, serão organizados apenas alguns desfiles.

 

A donzela da Finlândia.

Como o mapa da Finlândia lembra a silhueta de uma mulher, os artistas fizeram diversas representações da Finlândia como uma figura feminina.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!