REGIÃO - Volta Redonda promove multivacinação neste domingo, dia 19, na Praça Brasil
18/12/2021 19:26 em Últimas notícias

Equipes do Hospital São João Batista (HSJB) também estarão no local, realizando ações voltadas para atender a população, tais como incentivo a doação de sangue e controle da pressão arterial e do diabetes.

Doses contra Covid-19, Sarampo e Poliomielite serão aplicadas das 9h às 15h, na Vila Santa Cecília, com objetivo de ampliar a cobertura vacinal

 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove neste domingo, dia 19, uma ação de multivacinação contra Covid-19, Sarampo e Poliomielite.

As vacinas estarão disponíveis, na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília, das 9h às 15h. Além da vacinação, a praça vai sediar o evento Descarte Solidário de Resíduos Elétricos e Eletrônicos realizado pelo Rotary Volta Redonda (Rotary VR Leste e Rotary VR Norte).

A vacinação contra a Covid-19 terá aplicação de primeiras, segundas e terceiras doses. O público-alvo da primeira dose são pessoas de 12 anos ou mais. Os moradores devem apresentar documento de identidade, comprovante de residência, CPF e cartão do SUS.

A segunda dose é destinada a pessoas que tenham no mínimo 21 dias da primeira aplicação. A dose de reforço (terceira dose) para pessoas acima de 18 anos – vacinadas com a 2ª dose até 30/09/2021 e imunossuprimidos – vacinados com a 2ª dose até 21/11/2021. Nesses casos, as pessoas devem apresentar cartão vacinal, SUS e CPF.

 

Sarampo e Poliomielite

As vacinas contra o Sarampo e Poliomielite fazem parte do calendário de vacinação da criança e do adolescente para prevenção e controle da doença por meio da imunização. Entretanto, a cobertura vacinal nos últimos anos registrou queda, principalmente devido à pandemia, conforme destaca o coordenador municipal da Vigilância em Saúde, médico sanitarista Carlos Vasconcellos.

“A pandemia contribuiu para que as taxas de imunização caíssem nos últimos anos. O medo da contaminação por Covid-19 nos espaços de saúde fez com que muitas pessoas deixassem de procurar a vacinação. Também acredito que, infelizmente, a descrença na efetividade da vacina ajudou para a resistência de muitos à vacinação”, disse Vasconcellos. 

Por isso, a Secretaria de Saúde orienta que crianças e adultos com o esquema incompleto da vacina contra o Sarampo façam o reforço. A primeira dose da vacina é administrada aos 12 meses e a segunda dose entre os 15 e os 24 meses.

No entanto, todos os adolescentes e adultos, que não tenham sido vacinados, podem tomar 1ª dose desta vacina. A administração simultânea da vacina contra a Covid-19 com outros imunizantes é recomendada. O Ministério da Saúde suspendeu o intervalo de 14 dias.

A vacina da Poliomielite (oral) é feita para crianças a partir dos 15 meses a menores de cincos anos de idade. O reforço dessa vacina é administrada aos 4 anos e as doses em atraso poderão ser aplicadas. É necessário que os pais ou responsáveis apresentem a caderneta de vacinação da criança, para que os profissionais de saúde possam avaliar ou tirar dúvidas sobre os esquemas vacinais.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!