ELEIÇÃO SUPLEMENTAR - Em convenção remota, Fabíola Rodrigues é homologada candidata à prefeitura, pelo PSOL
31/01/2022 22:44 em Últimas notícias

Da redação da Rádio e TV Penedo - A educadora Fabíola Rodrigues, em convenção realizada de maneira remota do PSOL de Itatiaia, foi oficialmente homologada como candidata a eleição suplementar, marcada para 13 de março pelo TRE-RJ, para o cargo de prefeito do município. Fabíola terá o apoio do PT, PCdoB e PSB.

A funcionária pública Ricarda Helena foi confirmada como vice. 

Após a oficialização, Fabíola concedeu entrevista exclusiva à parceria da TV Penedo com a 93.9, Nova Real FM de Resende.

A primeira questão diz respeito a eleição, adiada duas vezes no ano passado.

"Eu acredito que sim , irá acontecer. A gente tem um surto da Ômicron mas eu creio também que esse surto vai vir uma onda , crescente, e a tendência dela é diminuir. Isso porque a maioria das pessoas está sendo imunizada e existe agora, também , certos tratamentos , à nível mundial. Então acredito que em meados de fevereiro o pico já tenha se estabelecido e que pra março já esteja liberado, de fato. Temos aí um mês ainda de respiro dessa pandemia. Eu creio também que se o governo não pontuar as necessidades pra que essa pandemia seja controlada fica mais difícil, de fato, porque até agora não se fala da vacinação infantil, né ? No Rio de Janeiro já começou, em São Paulo já começou e aqui , na nossa cidade não se tem ainda um calendário infantil e as aulas vão se iniciar dia sete.

Mas eu acredito que ainda sim, a eleição aconteça em 13 de março, porque a gente já teve em situação pior de momento pandêmico e que, de fato, a eleição aconteceu. O adiamento da eleição não teve nada a ver com a situação pandêmica, a gente sabe disso, foi uma manipulação política então eu acredito que dessa vez eles não tem mais argumentos pra que isso aconteça."

Por que se candidatar à prefeitura ?

"Foi a evolução de acontecimentos na cidade. Eu venho trabalhando com movimentos populares há um tempo, tentando fazer dentro da minha possibilidade, sociedade civil, alguma coisa em prolde Itatiaia mas eu vi que faltam forças. Nas instituições, nos conselhos, é como se todo sistema ao redor estivesse contaminado. Você vê, a gente começa uma movimentação popular e pessoas que estão envolvidas no movimento, pra enfraquecer o próprio movimento são ameaçadas, elas são expostas, são ameaçadas e esse movimento se dilui. Então eu percebi que a sociedade civil em Itatiaia, ela não tem força suficiente pra colocar a cidade nos eixos.

A gente tem que partir pra uma ação mais efetiva. Então, já existe um projeto do partido e esse projeto não é só da Fabíola. A gente vem construindo esse projeto há muito tempo. eu só dei a minha força de vontade, a minha garra, porque durante muito tempo Itatiaia se ergueu através de movimento populares e nos últimos anos desde que eu retornei, tive um período no Rio de Janeiro, não foi possível avançar com os movimentos aqui porque a corrupção que cresceu é tão forte, a bandidagem está tanta, que se você tenta alguma coisa via sociedade civil você é calado. É uma estrutura que não vai se abalar facilmente. A gente não vai conseguir mudar isso facilmente, porque a gente tem um governo corrupto que ameaça as pessoas que tentam fazer alguma coisa em prol da cidade. Então, enquanto existir essa arquitetura governamental da forma como está, não é possíve.

É por isso então que eu coloquei meu nome pra esse projeto , para o partido, e o partido também abraçou a ideia porque entende que é um movimento diferente, , uma visão diferente de política. 

Não estou na política há muito tempo, me filiei em 2019 no partido, se não me engano, apenas pra auxiliar nos movimentos populares. Minha intenção nunca foi ser candidata um dia mas foi um acúmulo de coisas que foram acontecendo,que eu não consegui mais ficar quieta, em um lugar comum, eu precisava de alguma coisa pra fazer mais efetiva, mais significativa, mais atuante em relação ao que vem acontecendo com a cidade.

Plano de Governo

"Nosso de governo está bem amarrado, vem sendo construído desde 2016, com todos os apelos que a comunidade sempre passou. A gente foi alimentando esse plano de governo desde então. Atualmente ele está bem extenso, super atualizado, até com demandas tecnológicas pra educação, pra saúde, então ele está bem amarradinho. Ele não foi feito apenas por uma pessoa ou um pequeno grupo, ele foi feito por várias mãos. E atualmente ele teve a contribuição também do PSB, e do PC doB de Resende. Ele logo estará disponível pra ser baixado, compartilhado, nas nossa redes sociais a partir do dia cinco de fevereiro, quando começa, efetivamente , a campanha.

Primeira ação em caso de vitória

"Organizar a prefeitura, fazer um levantamento das contas, ver a situação em que se encontra o município, levantamento das licitações, organizá-las, ver a necessidade de tudo que deixou de ser feito, o que foi posto de lado, de projetos , de leis que não aconteceram e porque não aconteceram.

Viabilizar esses projetos, saber porque não saíram do papel, por exemplo, existem leis que poderiam ter resolvido parte do problema da educação, o ensino online que não saiu do papel, foi aprovado na câmara e nada aconteceu depois.

Então é ver porque tudo isso não foi pra frente, outros projetos na câmara também pararam em determinado ponto e fazer esse levantamento mesmo, se as contas estão regulares, se existe alguma irregularidade e botar tudo isso em dia antes de avançar em qualquer coisa."

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!