Por Rafaelle Bernacchi, especial para a Rádio e TV Penedo - Johan Ludvig Runeberg (05/02/1804– 06/05/1877) foi um poeta finlandês mestre em descrever o patriotismo de seu país em diversas obras, inclusive na letra que compõe o Hino Nacional finlandês.
.
Se chegassemos a Finlândia nesse inicio de fevereiro, poderiamos estranhar, ao ver todos as finlandeses comendo a “Torta de Runeberg” (Runebergin Torttu), poderiamos até pensar que J. L. Runeberg foi um excelente confeiteiro, mas na verdade quem criou o bolo foi a sua esposa.
.
O bolinho com açúcar e Geléia no topo (foto) representa o homem que trouxe a autoestima ao povo Finlandês, por escrever um poema que teria importância para a independência da Finlândia.
.
Em 1846, J. L. Runeberg escreveu um poema como prólogo da obra Os Contos de Ensign Ståls (Vänrikki Stoolin tarinat), um poema épico que descreve os eventos da Guerra da Finlândia (1808-1809), o tranquilo poema chamado Vårt Land, “Nossa Terra” em sueco, ajudou a evitar conflitos na Finlândia. Fredrik Pacius, um alemão amigo de Runeberg, musicou o poema que tornou-se o Hino Nacional da Finlândia ‘Maamme-laulu’. A tradução do hino para o idioma finlandês foi publicada por Paavo Cajander no final do século 19.
.
O objetivo de Runeberg era exatamente agitar o espírito patriótico nacional finlandês, e por seu feito ele é considerado o “Primeiro Grande Finlandês” da história, o que lhe deu também o título de “Poeta Nacional da Finlândia”.
.
Junto de todo grande homem há sempre uma grande mulher. Fredrika Runeberg (foto), sua esposa, também escritora e uma pioneira em romances históricos finlandeses, cuidou de seus oito filhos em Porvoo, uma pequena e pitoresca cidade costeira próxima a Helsinque.
A história diz que a família Runeberg vivia financeiramente apertada, o que chateava Johan, mas Fredrika, para deixá-lo alegre, usava migalhas de Pães e biscoitos da noite anterior, transformava-as em massa e cobria tudo com frutas de seu jardim. A torta de Runeberg tornou-se parte do almoço diário do poeta.
.
O dia de Runeberg, na Finlândia, é o dia de hastear a bandeira nacional e comemorar se deliciando com muitos Bolinhos de Runeberg!!!
.
#RUNEBERG #runebergintorttu #runebergday #FINLÂNDIA #tradição #coloniafinlandesarj