A tão esperada edição 2022 do Rio Open apresentado pela Claro começa nesta segunda-feira, no Jockey Club Brasileiro, com grandes jogos e a certeza de muita emoção. Os fãs de tênis terão a oportunidade de ver em ação o prodígio Carlos Alcaraz, que enfrentará o compatriota espanhol Jaume Munar, por volta das 19h, na quadra Guga Kuerten. A abertura da rodada, às 16h30, será entre o uruguaio Pablo Cuevas, campeão da edição 2016, e o experiente espanhol Pablo Andujar, semifinalista em 2014. A torcida brasileira também poderá prestigiar Felipe Meligeni, que enfrentará o sérvio Miomir Kecmanovic, após o jogo de Alcaraz. Os portões serão abertos às 15h. A oitava edição do Rio Open, com dois tenistas entre os dez melhores do mundo e cinco nomes entre os top 20, promete ser uma das mais disputadas.
O Rio Open é um dos 13 torneios da série ATP 500 do mundo. No piso de saibro são apenas três - os outros são Barcelona e Hamburgo. A premiação total é de U$ 1.815.115. Além de assistir partidas emocionantes, o público tem a chance de curtir uma estrutura comparável à de grandes eventos do circuito mundial. O Leblon Boulevard é uma área interativa de aproximadamente 10 mil m², que oferece opções de stands, lojas, entretenimento e gastronomia, além das ativações dos patrocinadores para torcedores de todas as idades.
O espanhol Alcaraz estreia no Rio Open com boas recordações na memória. Foi em 2020, aos 16 anos, que ele conquistou sua primeira vitória em um torneio nível ATP. Hoje, aos 18, vem se consolidando no circuito mundial com bons resultados. Atual 29º do ranking, conquistou o primeiro título no ano passado (Umag), também foi o campeão do Next Gen ATP Finals, alcançou as quartas de final do US Open 2021, surpreendendo o grego Stefanos Tsitsipas, e nesta temporada, chegou à terceira rodada do Aberto da Austrália.
"Desde a primeira vez que vim, eu cresci muito, tanto como jogador como pessoalmente. Acho que sou capaz de fazer grandes coisas, confio no meu jogo, no nível que estou jogando e creio que posso fazer um bom torneio", disse o jovem. O adversário da estreia é o compatriota Munar, atual 90º, que tem como melhor resultado no Rio Open as quartas em 2019. Eles já se enfrentaram uma vez, no ano passado, em Marbella, e Munar saiu vencedor.
Felipe Meligeni treina para o Rio Open. Foto: @fotojump
Meligeni, que recebeu convite da organização depois de fazer sua melhor temporada no ano passado, enfrentará um jogador vindo do qualifying, e bem perigoso. Kecmanovic, de 22 anos, é um dos fortes nomes da nova geração. Já tem um título de ATP na carreira (Kitzbuhel 2020) e, em janeiro, alcançou as oitavas de final do Aberto da Austrália.
A rodada tem mais um jogo, entre o chinês Juncheng Shang e o espanhol Pedro Martinez, às 16h30, na quadra 1. Apesar da pouca idade, Shang vem impressionando o mundo do tênis. O chinês de 17 anos foi número 1 do mundo do ranking da ITF em 2021 e ocupou a posição por quase um ano. Durante a última temporada, conquistou o maior título de sua carreira justamente no Brasil, quando venceu o Banana Bowl.
ORDER OF PLAY - MONDAY, FEBRUARY 14, 2022
QUADRA GUGA KUERTEN - 16h30
[PR] Pablo Cuevas (URU) x [PR] Pablo Andujar (ESP)
Não antes das 19h
Jaume Munar (ESP) vs [7] Carlos Alcaraz (ESP)
[WC] Felipe Meligeni (BRA) x [Q] Miomir Kecmanovic (SRB)
QUADRA 1 - 16h30
[WC] Juncheng Shang (CHN) x Pedro Martinez (ESP)
Tomislav Brkic (BIH) / Nikola Cacic (SRB) x Benoit Paire (FRA) / Albert Ramos-Vinolas (ESP)
QUADRA 2 start não antes das 18h
Lalso Djere (SRB) / Dusan Lajovic (SRB) vs [Q] Pablo Andujar (ESP) / Pedro Martinez (ESP)
RESULTADOS DE DOMINGO (QUALIFYING):
Miomir Kecmanovic (SER) 2 x 0 Hugo Dellien (BOL) – 6/2 e 6/4
Daniel Galan (COL) 2 x 0 [WC] Matheus Pucinelli (BRA) – 6/3 e 6/3
Sebastian Baez (ARG) 2 x 1 Yannick Hanfmann (GER) – 2/6, 7/6 (2) e 7/6 (2)
Juan Ignacio Londero (ARG) 2 x 0 Roberto Carballes Baena (ESP) – 6/2 e 6/4
Pablo Andujar (ESP)/Pedro Martinez (ESP) x Nicolas Jarry (CHI)/Luis David Martinez (VEN) - 7/5 e 6/4