RESENDE - Mutirão de cirurgias plásticas acontece hoje na Santa Casa
19/02/2022 10:54 em Últimas notícias

 

Foto: Raimundo Brasil /PMR

A Secretaria Municipal de Saúde de Resende, promove neste sábado, dia 19, mais uma edição do mutirão de cirurgias plásticas na Santa Casa de Misericórdia de Resende. A sequência de procedimentos feita através do SUS já acontece com frequência na Santa Casa e irá beneficiar mais seis pessoas nesta edição. A iniciativa vai envolver cirurgiões mobilizados para resolver uma série de demandas em sequência. A previsão é de que sejam realizadas as seguintes cirurgias: duas blefaroplastias, que consiste na retirada do excesso de pele das pálpebras, duas cirurgias de redução de mamas e mais duas abdominoplastias, que visam eliminar o excesso de pele e de gordura do abdómen. 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os mutirões de cirurgias plásticas têm como objetivo auxiliar na grande demanda de procedimentos existentes nessa especialidade através do SUS. O percurso até a execução das cirurgias envolve um acompanhamento médico cuidadoso e criterioso, além de se tratarem essencialmente, segundo as diretrizes do Sistema Único de Saúde, de cirurgias reparadoras; 

- A organização dos procedimentos em forma de mutirão é um método muito adotado e bem visto pela atual gestão municipal, sendo utilizada para diversos outros tipos de demandas médicas, como consultas e exames. As cirurgias plásticas, em si, são procedimentos complexos e não são realizadas facilmente em muitas localidades. Felizmente, depois de tanto cuidado, capricho e eficiência da gestão municipal, a Santa Casa de Misericórdia oferece todas as condições adequadas para a realização do mutirão. Sabemos que isso faz toda a diferença na vida de muitas pessoas e esperamos que esta seja só mais uma de tantas edições – comentou o prefeito Diogo Balieiro Diniz.  

O secretário municipal de Saúde, Tande Vieira, lembrou que a Santa Casa passou por grandes mudanças nos últimos anos. 

- - Uma transformação enorme começou a acontecer em 2017, no início da atual gestão. O cenário era desolador, com uma estrutura precária, dívidas e muitos outros problemas. Diante disso, a gestão promoveu reformas na estrutura física e melhorias desde a aquisição de equipamentos de alta tecnologia até a troca do enxoval. O corpo de profissionais passou por aperfeiçoamentos, criando uma nova metodologia de trabalho mais eficiente e dinâmica. Hoje é possível realizar mutirões de procedimentos como raio-X, endoscopia, eletrocardiograma, histeroscopia, tomografia computadorizada com sedação, ultrassonografia e as próprias cirurgias plásticas. Para tanto, houve um trabalho muito árduo e comprometido com a população - comentou o secretário.

Fonte: PMR

 

 

COMENTÁRIOS