HISTÓRIAS DA HELENA - Lembrando Ulla
25/03/2022 10:49 em Últimas notícias

Por Helena Hilden, especial para a Rádio e TV Penedo

LEMBRANDO ULLA

Ulla Riitta Heleena Nobre da Silva nasceu em 23 de maio de 1952 na Finlândia. Ainda muito jovem veio com sua mãe para o Brasil. Sua mãe Katarina e seu padrasto Seppo Rouhe se instalaram em Resende. Conheci Ulla quando estudávamos nos primeiros anos do Colégio Dom Bosco em Resende. Lembro dos desfiles cívicos na data de aniversário de Resende, 29 de setembro. Ulla era a baliza que desfilava na frente da fanfarra. Desde criança sempre foi muito bonita, longos cabelos louros, olhos azuis, um rosto lindo. Quando adolescente ficou em terceiro lugar em um concurso para Miss Resende.

 

Mais tarde sua mãe e seu padrasto se separaram e Ulla mudou-se para Penedo com sua mãe e seus dois irmãos menores. Moraram inicialmente na Casa Branca, no terreno onde atualmente se encontra a sede do Clube Finlândia. Ainda adolescente Ulla trabalhava para ajudar a mãe e os irmãos e estudava a noite. Lembro que ela contava que as vezes não conseguia pegar o último ônibus de Resende para Penedo, então pegava o ônibus que ia para Itatiaia e descia na Dutra, vinha caminhando até Penedo. Mulher corajosa, como todas as finlandesas de Penedo.

 

Ulla trabalhava como secretária no canteiro de obras para construção da Represa do Funil em Itatiaia. No seu trabalho conheceu o engenheiro Carlos Eduardo Nobre da Silva, com que se casou. O trabalho de Carlos Eduardo levou o casal para longe de Penedo, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro. Tiveram dois filhos, Erik e Klaus. 

 

 

Mas uma grande tristeza atingiu a família, seu filho mais velho morreu de câncer com apenas 10 anos. Abalados com essa tragédia o casal resolveu voltar para Penedo. Sua mãe havia construído uma casa e uma loja de artesanato no terreno ao lado do Clube Finlândia. Ulla e Carlos Eduardo construíram sua casa e sua lanchonete ao lado da mãe. Então se dedicaram a criar um cardápio diferenciado, seus sanduíches caprichados e saborosos conquistaram muitos clientes. Muitos vinham a Penedo só para comer os sanduíches, outros diziam que uma visita a penedo não seria completa sem uma passada no Scandinavia. 

 

Ulla e Carlos Eduardo tiveram mais uma filha em Penedo, Ingrid. Na década de 1980 Ulla participou do grupo de danças folclóricas do Clube Finlândia, na década de 2000 foi a vez de sua filha Ingrid dançar usando o traje de sua mãe no grupo de danças do Clube Finlândia. Ulla participou da diretoria do Clube Finlândia de 2003 a 2009, sendo presidente de 2005 a 2007. 

 

Ulla foi uma mulher forte e decidida, sempre muito direta, marcou sua presença na Colônia Finlandesa de Penedo.

COMENTÁRIOS