Da redação da Rádio e TV Penedo - O ex-Secretário de Turismo do Estado, Gustavo Tutuca, tem chamado a atenção pela agenda apertadíssima e pelas inúmeras e cansativas viagens que fez para divulgar o turismo do Rio de Janeiro, não só no cenário nacional, mas também em todo o planeta e agora para seu trabalho como deputado estadual em novo partido, o Progressistas.
"Eu não quero voltar para a Assembleia Legislativa para ser mais um deputado. Eu quero participar de um projeto político para transformar esse estado. Eu quero ter novos desafios na minha vida pública. Eu quero me sentir parte do grupo que quer transformar esse estado.", afirmou Tutuca.
Mas o turismo segue na veia e no próximo dia 27 ele deverá participar do "Fórum Regional de Turismo", junto com o atual Secretário da pasta Sávio Neves. A iniciativa do governo do estado visa discutir os caminhos do turismo na região , que acontece em Penedo.
Entramos nessa agenda de Tutuca, que retomou no início do mês ao cargo de Deputado Estadual, quando ainda era titular da Secretaria do Estado. Em pauta, conversar sobre a região e também a respeito de Penedo, um dos destinos preferidos de turistas do Rio de Janeiro e São Paulo.
Veja a entrevista exclusiva, abaixo.
VOCÊ NÃO PARA , ESTÁ A CADA DIA EM UMA PARTE DO BRASIL E ATÉ DO MUNDO. ONDE CONSEGUiA TANTA ENERGIA PRA ESSA AGENDA ?
(TUTUCA) – A energia vem do trabalho. A gente se realimenta do trabalho. Temos um estado que sofreu muito nos últimos anos e a gente tá procurando, dentro da área do turismo, agora, nessa missão que me foi dada pelo governador Cláudio Castro pra assumir, de consolidar o Rio de Janeiro como principal destino turístico do nosso país.
A gente sabe que o Rio de Janeiro tem uma grande vitrine internacional, que é nossa capital, mas a gente tem um interior com muita riqueza, muitas cidades com potencial imenso no turismo. Isso foi o que o governador me encomendou, que eu pudesse consolidar o Rio de Janeiro como um todo. Então por isso que a gente roda tanto.
Em um ano de secretaria nós rodamos 87 dos 93 municípios do nosso estado. Só não fizemos os outros seis porque na agenda que faríamos tivemos problemas de chuva e tudo mais , portanto não conseguimos ir a esses municípios.
É um trabalho gostoso de se fazer , vender o Rio de Janeiro é muito bom mas a gente procura ver energia quando a gente começa a ver o resultado do trabalho. Pegamos o período da pandemia , que foi muito difícil , mas a gente trabalhou planejando junto com os municípios, promovendo o Rio de Janeiro em outros estados e a gente colheu os frutos no final do ano passado e nesse verão, que tem tido a maior taxa de ocupação hoteleira da história do Rio de Janeiro, não só na capital mas em todo estado.
É assim que a gente se realimenta para o trabalho.
QUAL SERIA O RÁDIO-X DO ESTADO DO RIO EM RELAÇÃO AO TURISMO ?
(TUTUCA) - O Rio de Janeiro tem 12 regiões turísticas, cada uma delas com suas características específicas, aqui, por exemplo, na região das Agulhas Negras, tem um turismo de natureza muito forte , foi uma das regiões que mais cresceu no setor durante a pandemia. Por conta dessa característica as pessoas estão procurando agora , sair e viajar com a família e aproveitar o ar livre com cachoeiras , com montanhas, serra , ficando em casas que tem esse espaço ao ar livre, são características diferentes e isso ajuda muito na difusão de nosso estado.
Aqui também cresceu muito porque, durante a pandemia, o turismo de proximidade cresceu muito e nossos principais emissores de turismo são São Paulo, Rio e Mina Gerais .
Isso fez com que a região da Agulhas Negras e o Vale do Café, que tem essa divisa , com São Paulo e Minas fossem as que mais tivessem crescido no turismo do nosso Rio de Janeiro.
Mas é um estado muito diverso , que tem muita praia , montanha, turismo rural, turismo de natureza, ecoturismo, turismo histórico, nós temos um turismo religioso, nosso principal símbolo é o Cristo Redentor, então é um estado muito diverso nas suas 12 regiões e que ajuda muita gente nessa promoção.
As pessoas procuram essa diversidade , um turismo de experiência, por todo nosso país.
PENEDO NESSE CONTEXTO. ALGUM IDEIA PRA FOMENTAR O TURISMO POR AQUI ?
(TUTUCA) - Um dos principais pontos de desenvolvimento , que nós estudamos pra Penedo, foi a estrada que liga Penedo ao centro de Itatiaia. É uma estrada que fará essa ligação direta com esses bairros aqui do centro do município, que vão ajudar as pessoas de Itatiaia a acessarem uma nova rota de desenvolvimento. O centro de Penedo já está ficando sobrecarregado.
Existem muitos projetos pra lá. Penedo é uma joia do estado do Rio de Janeiro no turismo pela sua qualidade no receptivo, melhorou muito o que é ofertado ali, e pode melhorar muito mais por conta dessa proximidade com São Paulo.
É uma região que está no meio do caminho entre São Paulo e Rio e tem um potencial imenso.
Eu tenho certeza que com trabalho sério, com planejamento e boa gestão em Itatiaia será possível desenvolver muito Penedo e toda essa região ali de Mauá, Maringá e Maromba que sofrem reflexos com a serrinha , então é uma região importante e muito há de ser feito muito por ali.