CLIMA - Semana será marcada por temperaturas baixas em todo o estado do RJ
16/05/2022 23:38 em Últimas notícias

A semana será marcada por um Ciclone que fará transição de Extratropical para Subtropical no litoral da Região Sul do Brasil. Este ciclone terá papel fundamental na capacidade de incursão do ar polar avançar até a Região Norte do Brasil, inclusive de forma intensa aqui no Sudeste. Teremos risco de geada forte em alguns locais.



A semana começa com probabilidade de tempestades e pancadas de chuva de até moderada a localmente forte intensidade. A segunda-feira (16/05) começa com muita nebulosidade em todos os níveis da atmosfera (baixo, médio e altos níveis), com maior predomínio de nuvens médias e altas. O maior risco referente ao tempo severo será o granizo. A região com maior risco/probabilidade é a região entre Itatiaia, Valença, Três Rios e Além Paraíba na divisa com MG.



As tempestades deverão ocorrer entre início da tarde e ao longo do começo da noite.

Devido às nebulosidades, a temperatura não deve subir muito e ficar em torno dos 20°C ao longo do Sul Fluminense, Costa Verde e Região Serrana.



A terça-feira (17/05) ainda será bem parecida com a segunda-feira. Porém, a probabilidade de chuva e os acumulados serão menores. Ainda haverá condições para tempo severo no Norte e noroeste Fluminense neste dia. Os riscos serão semelhantes ao dia anterior. Maiores acumulados ocorrerão na Região Serrana e centro norte do Estado.



A noite de Terça e madrugada de Quarta começam a ser com influenciadas pela incursão do ar frio polar. Mas ainda será mais restrito ao sul do Estado. Devemos ter temperatura abaixo dos 10°C em alguns lugares do Sul Fluminense. Na maior parte do Sul Fluminense e na Região Serrana, as mínimas ficarão entre 11°C e 14°C. Demais áreas do Estado ainda ficará agradável com mínimas entre 17°C e 20°C.



O período de maior atuação dessa massa de ar polar no estado do RJ vai acontecer entre a noite de quarta-feira (18/05) e madrugada de quinta-feira (19/05), a ausência de nebulosidade e a forte atuação do ar polar vão contribuir para a queda brusca das temperaturas. O amanhecer de quinta-feira (19/05) deverá ser marcado por novos recordes de frio em todas as regiões Fluminenses, na região Serrana as mínimas devem ficar abaixo dos 6 graus e existe o risco de geada fraca nos distritos mais elevados, no Médio Paraíba Fluminense as mínimas devem ficar abaixo dos 10 graus, nas demais regiões do estado mínimas entre 10°C e 13°C.

Ambos os dias terão tardes ensolaradas e com temperaturas bem amenas, com máximas inferiores aos 18 graus na região Serrana e variando entre 20 e 23 graus nas demais regiões do estado.



Essa massa de ar polar vai influenciar o tempo em todo o estado do RJ até pelo menos o sábado (21/05), até la tardes seguem com predomínio de sol, temperaturas amenas durante a tarde e noites bem frias.

 

Fonte - Diário de Itatiaia

 

COMENTÁRIOS