HISTÓRIAS DA HELENA - Eva Hilden e o artesanato finlandês de Penedo
Últimas notícias
Publicado em 27/05/2022

 

 

Por Helena Hilden, especial para a Rádio e TV Penedo - O artesanato finlandês de Penedo começou com os tapetes e tapeçarias tecidas nos teares manuais que as primeiras pioneiras finlandesas trouxeram consigo da Finlândia.  Faziam tapetes, toalhas de mesa, bolsas, almofadas, artigos de vestuário. Os trabalhos eram usados em suas casas e pensões. Como os hóspedes das antigas pensões admiravam muito os trabalhos, nas décadas de 1950 e 1960, diversas senhoras começaram a vender seus trabalhos de tecelagem em pequenas lojas na frente de suas casas e deram início ao artesanato de Penedo. ais tarde o artesanato finlandês aumentou com os trabalhos em bucha vegetal, pintura em tecidos, velas, trabalhos em pedra, cerâmica, e madeira.

 

Os trabalhos em bucha também ficaram famosos, senhores como Toivo Sipilä e Frederico de Carvalho andavam sempre com seus bonés de bucha protegendo a cabeça. Todos usavam seus chinelos de bucha em casa. As senhoras usavam as bolsas de bucha para carregar suas compras. E usavam os descansos de bucha para apoiar os pratos quentes na mesa de jantar. Infelizmente esse artesanato não é mais produzido em Penedo.

 

Eva Hilden e sua mãe Laura Suni foram pioneiras na produção e divulgação do artesanato finlandês em Penedo. Em 1962 abriram a Casa Penedo onde vendiam os produtos fabricados no tear por Laura Suni e os bordados e pinturas em tecido produzidos por Eva Hilden. Também vendiam os produtos de outros artesãos finlandeses, tecelagem, artigos de bucha e sisal. Mas logo depois Eva e Laura saíram de Penedo, Eva acompanhou seu marido Marcus, engenheiro especializado em montagem de instalações industriais, e Laura retornou para a Finlândia.

 

Eva e Marcus Hilden retornaram para Penedo em 1971. Em 1973 Eva retornou suas atividades de artesanato. Abriu a loja Eva Artesanato na sua casa na Travessa da Fazenda e começou novamente a produzir seus trabalhos de bordado e pintura em tecidos. Sua inspiração eram os antigos bordados folclóricos da Carelia, região onde nasceu na Finlândia. Pesquisou profundamente as artes e artesanatos da Finlândia, adquiriu muitos livros publicados sobre o assunto na Finlândia.

 

Em sua loja Eva também vendia os produtos de outros artesãos de Penedo, os trabalhos de bucha da família Toro, trabalhos em cobre e outros metais, réplicas de joias antigas finlandesas, tecelagem produzida por artesãos de Penedo que haviam aprendido a técnica com os finlandeses e os trabalhos em madeira produzidos por seu marido Marcus.

 

Tempos bons em Penedo. Havia outros artesãos como Eva que produziam e vendiam seus produtos em pequenas lojas na frente de suas casas. Alguns ainda lembram da Helkka e Maarit, Maire Peltonen, Impi Jordan, Maija Valtonen, e muitos outros. Não havia ônibus, trens, jipes, quadriciclos ou outros veículos poluentes, barulhentos, cheios de turistas. Os visitantes gostavam de caminhar em Penedo, apreciando a natureza, observando os animais, ouvindo o canto das aves. E descobrindo as lojinhas de artesanato escondidas. Eram recebidos pelos próprios artesãos, conversavam longamente, aceitavam um cafezinho, uma água fresca, sentavam para descansar nos bancos do jardim. Gostavam do atendimento, ficavam amigos, voltavam muitas vezes, para comprar mais artesanato ou simplesmente para conversar com os amigos.

 

Lentamente a loja de artesanato se transformou no Museu Eva Hilden, mas a venda de artesanato continuou, sempre foi uma parte importante do Museu. Infelizmente as vendas foram encerradas, não sabemos por qual motivo. Esperamos um dia ver novamente a venda do artesanato finlandês de Eva Hilden em Penedo.

No dia 26 de maio comemoramos o aniversário de Eva Hilden que faria 99 anos. E comemoramos também o aniversário do Museu Eva Hilden que completa 29 anos no Clube Finlândia.

 

 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!