ITATIAIA - Teatro a Bordo chega em Itatiaia nesta sexta, dia 15
13/07/2022 18:40 em Últimas notícias

O primeiro teatro móvel solar do Brasil abre suas portas na Praça da Emancipação, no bairro Campo Alegre 

O projeto Teatro a Bordo - Caixola de Histórias, do Instituto CCR - estaciona nesta sexta-feira, dia 15, em Itatiaia, com apresentações gratuitas - que envolvem projeções de filmes e mostras de artistas da cidade – na Praça da Emancipação, no bairro Campo Alegre. 

"É uma felicidade poder trazer esse projeto cultural para Itatiaia. Nossa missão é expandir cada vez mais os acessos aos nossos espaços artísticos e de desenvolvimento humano, gerando oportunidades das crianças, por exemplo, poderem assistir a um teatro público e de qualidade. Será um encontro para toda a família. Quero aproveitar e agradecer ao nosso prefeito Irineu Nogueira por mais esse apoio para a nossa cidade e convidar a todos para que venham se divertir e muito." diz o Superintendente de Cultura, Thiago Góes. 

A programação é diversificada: personagens da tradição oral brasileira, músicas do cancioneiro popular, atrações de palhaços, interação com o público e valorização da cultura local com os artistas da cidade, além de trazer a mensagem da sustentabilidade como um compromisso de todos, já que o caminhão-palco é autossustentável utilizando energia solar para abastecer seus equipamentos de som e luz. 

As atividades não se restringem apenas ao local onde o contêiner-teatro estaciona. Assim como faz o circo em sua chegança, os artistas realizam cortejos pela cidade e intervenções nas escolas públicas, com brincadeiras e informações sobre a programação. Depois, o contêiner se transforma em palco para as apresentações gratuitas e abertas ao público. 

O projeto Teatro a Bordo – Caixola de Histórias é apresentado pelo Instituto CCR, no trecho da CCR RioSP, com realização do Grupo Teatro a Bordo e apoio da Prefeitura de Itatiaia.  

Itinerância virtual 

Ao longo dos últimos quinze anos, o contêiner-palco do Teatro a Bordo já visitou mais de 400 cidades e foi visto por 600 mil pessoas em sete estados brasileiros. Porém a circulação presencial, prevista para ocorrer em 2020, precisou ser adaptada durante a pandemia da Covid-19. Dessa forma, parte do projeto ocorreu naquele ano através de oficinas virtuais de contação de histórias. Neste ano de 2022, com a liberação da realização de eventos nos municípios, o Grupo retorna às praças e ruas.  

Serviço: 

DIA 15 DE JULHO – SEXTA-FEIRA
LOCAL: PRAÇA DA EMANCIPAÇÃO, BAIRRO CAMPO ALEGRE  

CORTEJO DE CHEGANÇA DOS ARTISTAS NAS RUAS PELA MANHà
16H00 - ARTISTAS DA CIDADE
17H00 – TEATRO: “SESSÃO SOLENE - A PRINCESA E O GIGANTE”
18H00 – SESSÃO DO VÍDEO: CAIXOLA NOS ARES

Fonte - PMI

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!